quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A palavra anjo indica o ofício,não a natureza!

Hoje dia 29 de setembro a igreja celebra a festa dos santos arcanjos(Miguel,Gabriel, Rafael).
É preciso saber que a palavra anjo indica o ofício e não a natureza.Pois estes santos espíritos da pátria celeste são sempre espíritos,mas nem sempre podem ser chamados anjos,porque somente são anjos quando por eles é feito algum anúncio;os que levam as maiores notícias,arcanjos.
Foi por este motivo que a virgem Maria não foi enviado um anjo qualquer,mas o arcanjo Gabriel;para esta missão,era justo que viesse o máximo anjo para anunciar a máxima notícia.

Por este motivo também a eles são dados nomes específicos para designar,pelo vocábulo,seu poder na ação. Naquela santa cidade,onde há plenitude da ciência pela visão do Deus Onipotente,não precisam de nomes próprios para se distinguirem uns dos outros.Mas quando vêm até  nós para cumprir uma missão,trazem também entre nós um nome derivado desta missão.
Assim Miguel significa :"QUEM COMO DEUS"
Gabriel: "FORÇA DE DEUS"
Rafael:"DEUS CURA"
Todas as vezes que se trata de grandes feitos,diz-se que Miguel é enviado,porque pelo próprio nome e ação dá-se a entender que ninguém pode por si mesmo fazer o que Deus quer destacar.Por isto, o antigo inimigo,que por soberba cobiçou ser igual a Deus,dizendo: "Subirei ao céu,acima dos astros do céu erguerei meu trono,serei semelhante ao Altíssimo(Is 14,13-14,no fim do mundo,quando será abandonado às próprias forças para ser destruído no extremo suplício,pelejará com o Arcanjo Miguel,como diz  João:"Houve uma luta com Miguel arcanjo "(Ap 12,7)
A Maria é enviado Gabriel,que significa "Força de Deus".Vinha anunciar aquele que se dignou aparecer humilde para combater as postestades do ar. Portanto devia ser anunciado pela força de Deus o Senhor dos exercitos que vinha poderoso no combate.
Rafael,como dissemos,significa "Deus Cura",porque ao tocar nos olhos de Tobias como quem num ato de cura,lavou as trevas de sua cegueira.Quem foi enviado a curar,com justiça se chamou "Deus cura".














(das homilias de São Gregório Magno,papa)

terça-feira, 27 de setembro de 2011

27 de setembro: São Vicente de Paulo

Vicente de Paulo foi um sacerdote católico francês,declarado santo pelo papa Clemente XII em 1737.Foi um dos grandes protagonistas da reforma católica na França no séc.XII.
Sua piedade heróica conferiu-lhe o caro de capelão Geral e real da França.Vendo o abondono espiritual dos camponeses fundou a congregação de missão,que são os padres Lazaristas,para a evangelização do "pobre povo interior".A congregação da missão demorou de 1625 até 12 de janeiro de 1633 para receber a bula do papa Urbano XIII,reconhecendo-a. Num apelo que o padre fez durante um sermão em Chântillon nasceu o movimento das Senhoras Damas da Caridade( confraria da Caridade). A primeira irmã de caridade foi a camponesa Margarida Nasseau,que contou com a orientação de Santa Luisa de Marilac e que mais tarde estabeleceu a Confraria das Irmãs da Caridade. De apenas 04 irmãs no começo, a confraria conta hoje,com centenas delas.Foi também ele responsável pela organização de retiros espirituais para leigos e sacerdotes,através de famosas conferencias das terças-feiras (Confraria de caridade para homens).
Inspirado por seu amor a Deus e aos pobres,Vicente de Paulo foi o criador de muitas obras de amor e caridade. Sua vida é uma história de doação aos irmãos pobres e de amor a Deus.Muitos acham que a maior virtude de São Vicente é a caridade,mas sua humildade,suplantava essa virtude.Sempre  buscava o bem da igreja.
São Vicente de Paulo foi um pai dos pobres e um reformador do clero.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Madre Rejane faz chover no Paraguai




Madre Rejane, faz chover no Paraguai, não na terra, mas nos corações, não no solo seco, mas minando dos olhos brilhantes daqueles que nasceram para ser livres na alegria e no amor de Deus.

Veja os vídeos,  e entenda a importância da missão do Instituto das Irmãs Pequeninas do Sacratíssimo Coração de Jesus.











Madre Rejane libera missionária para atendimento individual aos participantes.











Madre Rejane, irrigou os corações dos Paraguaios, é isso mesmo, o Espírito Santo, agiu dessa forma no Retiro ministrado pela madre, curando os corações sofridos, restaurando as forças daqueles que se sentiam fracos.

Num clima de muito amor aconteceu o Retiro na Escola Nossa Senhora Assunção, em Hernandarias, no Paraguai.

Tanto os estudantes quanto os professores, puderam lavar a alma e ordenarem suas vidas para o amor.

Ao final, os pais dos alunos foram encontrar com os filhos. Sem dúvida momentos muito emocionantes.

A escola se alegrou com uma surpresa feita pela Madre Rejane, que liberou a missionária Augusta Moreira dos Santos, do ministério de Cura e Libertação, para atendimentos individuais e assim, o Senhor pode completar a obra iniciada.

Foi visível a transformação na vida de muitos.

É isso aí, o Instituto das Irmãs Pequeninas do Sacratíssimo Coração de Jesus, levando o amor misericordioso dele a todos os povos, cumprindo assim, o que está na escritura sagrada.


Madre Rejane em Missão no Paraguai emociona professores e alunos de uma Escola











Madre Rejane, mais uma vez vai ao Paraguai, a convite da diretora da Escola Nossa Senhora Assunção, em Hernandarias, para ministrar orações e palestras.

Houve momentos inesquecíveis, tanto para os servidores da escola, quanto para os alunos e pais dos mesmos.

Deus de uma forma maravilhosa utilizou Madre Rejane, para abordar temas intrigantes, como o aborto, masturbação, gravidez, doenças sexualmente transmissíveis e também levou os alunos a refletirem sobre suas vidas, suas famílias, com orações de cura e libertação.

Desta vez, houve uma novidade no Retiro, com acompanhamento individual, feito pela Missionária Augusta Moreira dos Santos, do Ministério de Cura e Libertação.

Todos, unidos, em prol de um mundo melhor, assim ocorreu o Retiro.



Madre Rejane ministra retiro no Paraguai












Aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de setembro de 2011, no Paraguai,  em Hernandarias, na Escola Nossa Senhora Assunção, um Retiro ministrado por Madre Rejane Rodrigues dos Santos, para alunos e professores.

Enquanto a mesma ministrava palestras e orações para os estudantes e professores, a Missionária Augusta Moreira dos Santos, do Ministério de Cura e Libertação, fazia atendimento individual aos participantes.

A animação ficou por conta de Nacho Ramirez e sua esposa Alzira e também, por conta de Tomás, pertecente ao quadro de servidores da escola.

Eles, juntos com Madre Rejane, animaram o Retiro em Hernandarias-Paraguai.

Houve momentos de muita emoção por parte de todos e Madre Rejane, que tem ministrado Retiros dentro do Brasil e exterior, de forma maravilhosa, conduziu um momento com os pais dos alunos.

O Retiro foi de cura de libertação e aflorou o chamado de muitos, que realmente sentiram o amor de Deus.

São Pio de Pietrelcina- Santo do dia - 23 de Setembro


Este digníssimo seguidor de S. Francisco de Assis nasceu no dia 25 de maio de 1887 em Pietrelcina (Itália). Seu nome verdadeiro era Francesco Forgione.

Ainda criança era muito assíduo com as coisas de Deus, tendo uma inigualável admiração por Nossa Senhora e o seu Filho Jesus, os quais via constantemente devido à grande familiaridade. Ainda pequenino havia se tornado amigo do seu Anjo da Guarda, a quem recorria muitas vezes para auxiliá-lo no seu trajeto nos caminhos do Evangelho.

Conta a história que ele recomendava muitas vezes as pessoas a recorrerem ao seu Anjo da Guarda estreitando assim a intimidade dos fiéis para com aquele que viria a ser o primeiro sacerdote da história da Igreja a receber os estigmas do Cristo do Calvário.

Com quinze anos de idade entrou no Noviciado da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em Morcone, adotando o nome de "Frei Pio" e foi ordenado sacerdote em 10 de agosto de 1910 na Arquidiocese de Benevento.

Após a ordenação, Padre Pio precisou ficar com sua família até 1916, por motivos de saúde e, em setembro desse mesmo ano, foi enviado para o convento de São Giovanni Rotondo, onde permaneceu até o dia de sua morte.

Abrasado pelo amor de Deus, marcado pelo sofrimento e profundamente imerso nas realidades sobrenaturais, Padre Pio recebeu os estigmas, sinais da Paixão de Jesus Cristo, em seu próprio corpo.

Entregando-se inteiramente ao Ministério da Confissão, buscava por meio desse sacramento aliviar os sofrimentos atrozes do coração de seus fiéis e libertá-los das garras do demônio, conhecido por ele como "barba azul".

Torturado, tentado e testado muitas vezes pelo maligno, esse grande santo sabia muito da sua astúcia no afã de desviar os filhos de Deus do caminho da fé. Percebendo que não somente deveria aliviar o sofrimento espiritual, recebeu de Deus a inspiração de construir um grande hospital, conhecido como "Casa Alívio do Sofrimento", que se tornou uma referência em toda a Europa. A fundação deste hospital se deu a 5 de maio de 1956.

Devido aos horrores provocados pela Segunda Guerra Mundial, Padre Pio cria os grupos de oração, verdadeiras células catalisadoras do amor e da paz de Deus, para serem instrumentos dessas virtudes no mundo que sofria e angustiava-se no vale tenebroso de lágrimas e sofrimentos.

Na ocasião do aniversário de 50 anos dos grupos de oração, Padre Pio celebrou uma Missa nesta intenção. Essa Celebração Eucarística foi o caminho para o seu Calvário definitivo, na qual entregaria a alma e o corpo ao seu grande Amor: Nosso Senhor Jesus Cristo; e a última vez em que os seus filhos espirituais veriam a quem tanto amavam.

Era madrugada do dia 23 de setembro de 1968, no seu quarto conventual com o terço entre os dedos repetindo o nome de Jesus e Maria, descansa em paz aquele que tinha abraçado a Cruz de Cristo, fazendo desta a ponte de ligação entre a terra e o céu.

Foi beatificado no dia 2 de maio de 1999 pelo Papa João Paulo II e canonizado no dia 16 de junho de 2002 também pelo saudoso Pontífice.

Padre Pio dizia: "Ficarei na porta do Paraíso até o último dos meus filhos entrar!"



São Pio de Pietrelcina, rogai por nós!


.: Reze com São Padre Pio: Fica comigo, Senhor!

Papa Bento XVI pede aos Bispos que acolham novos carismas!

O Papa Bento VXI falou aos bispos nomeados durante o último ano e os incitou a acolher os novos carismas em suas dioceses,para assim conduzir seus fiéis e ajudá-los no caminho de santificação.

O pontífice nessa ocasião quis refletir sobre um aspecto do ministério episcopal: o de discernir e acolher novos carismas suscitados pelo Espiríto Santo para a edificação d aigreja. E ressaltou que o Espiríto Santo ainda hoje está presente na Igreja e inspira e conduz novos carismas, mas também explicou sobre a prudência necessária  e o juízo que devem ter sobre a autenticidade desses carismas e sobre seu exercício ordenado.

Exortou-os a alimentar o dom da filiação divina nos fiéis,que com o Batismo tornam-se "filhos no Filho" e membros da Igreja.

O papa fez ainda uma pequena reflexão sobre o sacerdócio ministerial,que os bispos tem em plenitude e o sacerdócio comum dos fiéis,explicando que o primeiro se coloca ao serviço do sacerdócio comum dos fiéis,do seu crescimento espiritual e da sua santidade.

O sacerdócio ministerial como vocês sabem,tem, o objetivo e a missão de dar a vida ao sacerdócio dos fiéis que, pelo batismo, participam, da sua maneira do único sacerdócio de Cristo.

Por essa razão os bispos tem o dever de velar e agir para que os batizados possam crescer na graça e segundo os carismas que o Espiríto Santo suscita em seus corações e em suas comunidades,sublinhou o Papa.

O bispo é sinal da unidade da sua Igreja particular e tem o dever de unificar e harmonizar a diversidade carismática na unidade da Igreja,favorecendo a reciprocidade entre o sacerdócio hierárquico e o sacerdócio batismal.

fonte:(Zenit)

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Chega ao Brasil a Cruz missionária e o ícone da JMJ.!!


A Cruz da JMJ e o Ícone de Maria chegam ao Brasil no dia 18 de setembro e serão recebidos em São Paulo com uma grande festa, o Bote Fé. A partir daí iniciam a peregrinação, que será concluída no Rio de Janeiro. A ideia é que os dois símbolos passem por todos os 17 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Estão também previstas 19 grandes festas nas capitais brasileiras, todas com o nome "Bote Fé".
Depois do dia 18 de setembro, a Cruz e o Ícone vão peregrinar, até o dia 30 de outubro, pelas sete províncias eclesiásticas do Regional Sul 1 da CNBB, que corresponde ao estado de São Paulo – o mais populoso do país e o que tem o maior número de dioceses, 50. Daí os símbolos seguem para o Regional Leste 2, composto por Minas Gerais e Espírito Santo, onde ficarão ao longo de todo o mês de novembro.
No mês seguinte, será a vez do Regional Nordeste 3, composto pelos estados da Bahia e de Sergipe.
A peregrinação seguirá ao longo de todo o ano de 2012. Em dezembro, a Cruz e o Ícone deixam o Brasil e visitam Paraguai, Uruguai, Chile e Argentina. Já em Janeiro de 2013 retornam para concluir o itinerário no Sul do Brasil. A etapa final acontecerá no Sul de Minas, no Vale do Paraíba (SP) e, finalmente, no estado do Rio de Janeiro, onde os símbolos chegam em abril de 2013.
Os roteiros específicos da peregrinação dentro de cada regional serão divulgados à medida em que eles forem definidos.

Foi o beato João Paulo II que entregou esta cruz aos jovens,para que sempre a levassem ao país sede da J.M.J.E acrescentou um ícone de Nossa Senhora para acompanhar  a cruz.
Cristo peregrino,visita com sua cruz nosso Brasil,Cristo missionário nos convida a ouvirmos seu evangelho,o Cristo da via dolorosa passará por nossos lugares de sofrimento, carregando mais uma vez sobre si nossas dores.


O Brasil está recebendo um carinho de Deus,nossos jovens e nossa igreja receberão graças muito especiais.


Este tempo de preparação para a (J.M.J.Rio-2013) será um tempo "favorável",especialmente para envolver novas gerações na vida e missão da igreja!
Abracemos esse tempo de graças e digamos do fundo do coração:
 " BEM VINDO JESUS CRISTO MISSIONÁRIO,BEM VINDA NOSSA SENHORA DA VISITAÇÃO"

DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA DAS DORES


Foi o Papa Pio X que fixou a data definitiva de 15 de Setembro, conservada no novo calendário litúrgico, que mudou o título da festa, reduzida a simples memória: não mais Sete Dores de Maria, mas menos especificadamente e mais oportunamente: Virgem Maria Dolorosa. Com este título nós honramos a dor de Maria aceita na redenção mediante a cruz. É junto à Cruz que a Mãe de Jesus crucificado torna-se a Mãe do corpo místico nascido da Cruz, isto é, nós somos nascidos, enquanto cristãos, do mútuo amor sacrifical e sofredor de Jesus e Maria. Eis porque hoje se oferece à nossa devota e afetuosa meditação a dor de Maria. Mãe de Deus e nossa.
A devoção, que precede a celebração litúrgica, fixou simbolicamente as sete dores da Co-redentora, correspondentes a outros tantos episódios narrados pelo Evangelho: a profecia do velho Simeão, a fuga para o Egito, a perda de Jesus aos doze anos durante a peregrinação à Cidade Santa, o caminho de Jesus para o Gólgata, a crucificação, a Deposição da cruz, a sepultura, portanto, somos convidados hoje a meditar estes episódios mais importantes que os evangelhos nos apresentam sobre a participação de Maria na paixão, morte e ressurreição de Jesus.
Vamos nós, cristãos, pedir auxílio à Rainha dos Mártires, para que nos mantenha afastados do pecado, e nos dê força, auxílio e paciência para levarmos a nossa Cruz.

As Promessas aos devotos de Nossa Senhora das Dores:

Santa Brígida diz-nos, nas suas revelações aprovadas pela Igreja Católica, que Nossa Senhora lhe prometeu conceder sete graças a quem rezar cada dia, sete Ave-Marias em honra de suas principais "Sete dores" e Lágrimas, meditando sobre as mesmas.

Eis as promessas:

1ª - Porei a paz em suas famílias.
2ª - Serão iluminados sobre os Divinos Mistérios.
3ª - Consolá-los-ei em suas penas e acompanhá-los-ei nos seus trabalhos.
4ª - Conceder-lhes-ei tudo o que me pedirem, contanto que não se oponha à vontade de meu adorável Divino Filho e à santificação de suas almas.
5ª - Defendê-los-ei nos combates espirituais contra o inimigo infernal e protegê-los-ei em todos os instantes da vida.
6ª - Assistir-lhes-ei visivelmente no momento da morte e verão o rosto de Sua Mãe Santíssima.
7ª - Obtive de Meu Filho que, os que propagarem esta devoção (às minhas Lágrimas e Dores) sejam transladados desta vida terrena à felicidade eterna, diretamente, pois ser-lhe-ão apagados todos os seus pecados e o Meu filho e Eu seremos a sua eterna consolação e alegria. 



 Laudimila(postulante IPSCJ)

sábado, 10 de setembro de 2011

"Eu nunca te Abandonarei"

Esta palavra nos traz um enorme consolo:
"Eu nunca te deixarei,nem te desampararei"(Is 49)
È uma promessa eterna, Ele sempre estará conosco, precisamos crer,aconteça o que acontecer.
Devemos  busca-lo sempre, para não cairmos na tentação de pensarmos que estamos sós.
Buscá-lo na oração,na leitura da palavra,por que a Bíblia é o livro por excelência!
O papa Bento XVI nos ensina na sua exortação apostólica sinodal sobre a palavra de Deus na vida e na missão da igreja:
"Mais cedo ou mais tarde,o ter,o ser, o prazer e o poder,manifestam-se incapazes de realizar as aspirações mais profundas do coração do homem.De fato para edificar a própria vida ele tem necessidade de alicerces sólidos,que permaneçam,mesmo quando falham as certezas humanas"(Verbum Domini 10)
Quem tem a vida construída sobre os alicerces sólidos da palavra de Deus,não tem o que temer nos tempos difíceis.
A correnteza do sofrimento não consegue arrastar,a pessoa que tem a vida edificada na rocha dos ensinamentos de Deus!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

10 conselhos de Bento XVI aos jovens



1) Conversar com Deus
“Algum de vós poderia talvez identificar-se com a descrição que Edith Stein fez da sua própria adolescência, ela, que viveu depois no Carmelo de Colônia: “Tinha perdido consciente e deliberadamente o costume de rezar”. Durante estes dias (de Jornada Mundial da Juventude) podereis recuperar a experiência vibrante da oração como diálogo com Deus, porque sabemos que nos ama e, a quem, por sua vez, queremos amar”.

2) Contar-lhe as penas e alegrias
“Abri o vosso coração a Deus. Deixai-vos surpreender por Cristo. Dai-lhe o ‘direito de vos falar’ durante estes dias. Abri as portas da vossa liberdade ao seu amor misericordioso. Apresentai as vossas alegrias e as vossas penas a Cristo, deixando que ele ilumine com a sua luz a vossa mente e toque com a sua graça o vosso coração.

3) Não desconfiar de Cristo
“Queridos jovens, a felicidade que buscais, a felicidade que tendes o direito de saborear, tem um nome, um rosto: o de Jesus de Nazaré, oculto na Eucaristia. Só ele dá plenitude de vida à humanidade. Dizei, com Maria, o vosso ‘sim’ ao Deus que quer entregar-se a vós.

Repito-vos hoje o que disse no princípio de meu pontificado: Quem deixa entrar Cristo na sua vida não perde nada, nada, absolutamente nada do que faz a vida livre, bela e grande. Não! Só com esta amizade se abrem de par em par as portas da vida. Só com esta amizade se abrem realmente as grandes potencialidades da condição humana. Só com esta amizade experimentamos o que é belo e o que nos liberta. Estai plenamente convencidos: Cristo não tira nada do que há de formoso e grande em vós, mas leva tudo à perfeição para a glória de Deus, a felicidade dos homens e a salvação do mundo”.

4) Estar alegres: querer ser santos
“Para além das vocações de consagração especial, está a vocação própria de todo o batizado: também é esta uma vocação que aponta para um ‘alto grau’ da vida cristã ordinária, expressa na santidade. Quando encontramos Jesus e acolhemos o seu Evangelho, a vida muda e somos impelidos a comunicar aos outros a experiência própria (…). A Igreja necessita de santos.

Todos estamos chamados à santidade, e só os santos podem renovar a humanidade. Convido-vos a que vos esforceis nestes dias por servir sem reservas a Cristo, custe o que custar. O encontro com Jesus Cristo vos permitirá apreciar interiormente a alegria da sua presença viva e vivificante, para testemunhá-la depois no vosso ambiente”.

5) Deus: tema de conversa com os amigos

“São tantos os nossos companheiros que ainda não conhecem o amor de Deus, ou procuram encher o coração com sucedâneos insignificantes. Portanto, é urgente ser testemunhos do amor que se contempla em Cristo.

Queridos jovens, a Igreja necessita autênticos testemunhos para a nova evangelização: homens e mulheres cuja vida tenha sido transformada pelo encontro com Jesus; homens e mulheres capazes de comunicar esta experiência aos outros”.

6) No Domingo, ir à Missa
“Não vos deixeis dissuadir de participar na Eucaristia dominical e ajudai também os outros a descobri-la. Certamente, para que dela emane a alegria que necessitamos, devemos aprender a compreendê-la cada vez mais profundamente, devemos aprender a amá-la.

Comprometamo-nos com isso, vale a pena! Descubramos a íntima riqueza da liturgia da Igreja e a sua verdadeira grandeza: não somos os que fazemos uma festa para nós, mas, pelo contrário, é o próprio Deus vivo que prepara uma festa para nós. Com o amor à Eucaristia redescobrireis também o sacramento da Reconciliação, no qual a bondade misericordiosa de Deus permite sempre que a nossa vida comece novamente”.

7) Demonstrar que Deus não é triste
“Quem descobriu Cristo deve levar os outros para ele. Uma grande alegria não se pode guardar para si mesmo. É necessário transmiti-la. Em numerosas partes do mundo existe hoje um estranho esquecimento de Deus. Parece que tudo anda igualmente sem ele. Mas ao mesmo tempo existe também um sentimento de frustração, de insatisfação de tudo e de todos. Dá vontade de exclamar: Não é possível que a vida seja assim! Verdadeiramente não”.

8) Conhecer a fé
“Ajudai os homens a descobrir a verdadeira estrela que nos indica o caminho: Jesus Cristo. Tratemos, nós mesmos, de conhecê-lo cada vez melhor para poder conduzir também os outros, de modo convincente, a ele. Por isso é tão importante o amor à Sagrada Escritura e, em consequência, conhecer a fé da Igreja que nos mostra o sentido da Escritura”.

9) Ajudar: ser útil
“Se pensarmos e vivermos inseridos na comunhão com Cristo, os nossos olhos se abrem. Não nos

conformaremos mais em viver preocupados somente conosco mesmo, mas veremos como e onde somos necessários. Vivendo e atuando assim dar-nos-emos conta rapidamente que é muito mais belo ser úteis e estar à disposição dos outros do que preocupar-nos somente com as comodidades que nos são oferecidas. Eu sei que vós, como jovens, aspirais a coisas grandes, que quereis comprometer-vos com um mundo melhor. Demonstrai-o aos homens, demonstrai-o ao mundo, que espera exatamente este testemunho dos discípulos de Jesus Cristo. Um mundo que, sobretudo mediante o vosso amor, poderá descobrir a estrela que seguimos como crentes”.

10) Ler a Bíblia
“O segredo para ter um ‘coração que entenda’ é edificar um coração capaz de escutar. Isto é possível meditando sem cessar a palavra de Deus e permanecendo enraizados nela, mediante o esforço de conhecê-la sempre melhor. Queridos jovens, exorto-vos a adquirir intimidade com a Bíblia, a tê-la à mão, para que seja para vós como uma bússola que indica o caminho a seguir. Lendo-a, aprendereis a conhecer Cristo. São Jerônimo observa a este respeito: ‘O desconhecimento das Escrituras é o desconhecimento de Cristo’”.

Fonte: opusdei.org.br

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Natividade de Nossa Senhora- 08 de setembro

Natividade de Nossa Senhora Hoje é comemorado o dia em que Deus começa a pôr em prática o Seu plano eterno, pois era necessário que se construísse a casa, antes que o Rei descesse para habitá-la. Esta "casa", que é Maria, foi construída com sete colunas, que são os dons do Espírito Santo.

Deus dá um passo à frente na atuação do Seu eterno desígnio de amor, por isso, a festa de hoje, foi celebrada com louvores magníficos por muitos Santos Padres.
 
Segundo uma antiga tradição os pais de Maria, Joaquim e Ana, não podiam ter filhos, até que em meio às lágrimas, penitências e orações, alcançaram esta graça de Deus.

De fato, Maria nasce, é amamentada e cresce para ser a Mãe do Rei dos séculos, para ser a Mãe de Deus. E por isso comemoramos o dia de sua vinda para este mundo, e não somente o nascimento para o Céu, como é feito com os outros santos.

Sem dúvida, para nós como para todos os patriarcas do Antigo Testamento, o nascimento da Mãe, é razão de júbilo, pois Ela apareceu no mundo: a Aurora que precedeu o Sol da Justiça e Redentor da Humanidade.

Nossa Senhora, rogai por nós!
(Fonte Canção Nova)

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Liberdade é Decisão pelo Amor!


Neste 07 de Setembro o nosso país comemora o inesquecível grito "Independência ou Morte", um grito que deu ao nosso país a "liberdade".

Para muitos de nós cristãos esse grito ainda é um sonho. Esse grito é sonhado pelo nosso espírito, por nossa alma, e nossos corações, o nosso espírito deseja fortemente dar um grito de liberdade e assim decidir-se pelo amor, ao darmos este grito em nossas vidas, viveremos em paz, livres das seduções mundanas, e verdadeiramente livres para amar e sermos amados.

È necessário que cada um de nós tomemos posse deste grito para nossa vida de cristãos e sermos dependentes apenas do Deus da vida.


 Tomemos posse deste grito nas nossas famílias para que se amem cada vez mais e sejam idependentes da falta de amor, compreensão, diálogo, e falta de unidade.

Tomemos posse também deste grito na nossa juventude, para que sejamos independentes, das drogas, do álcool, da rebeldia, da desobediência da não vivência da castidade.

Tomemos posse deste grito nas várias etapas de nossas vidas, pois os nossos corações anseiam ardentemente a essa hora, hora em que nossos corações viverão no amor e verdadeiramente livres das ciladas do inimigo, e assim viverem inteiramente voltados a Deus.

È hora de mudar, de gritar fortemente e de decidir-se pelo amor. È isso que Deus tem para cada um de nós. Ele não nos oferece uma independência simplista. Ele não nos oferece uma independência barata. Ele não quer nos dar soluções provisórias para alguns problemas. Ele quer nos dar à verdadeira “Independência, ao qual é encontrada somente Nele.

Ele quer dar um rumo as nossas vidas. Ele quer você uma pessoa livre, sem dúvida, sem mágoa, sem tristeza, sem rancor, sem solidão. Ele te quer puro e cheio do Espírito Santo. E isso faz uma grande diferença: "Te proporciona à verdadeira "independência”, muda a sua mentalidade, sua visão dos problemas, sua reação diante das situações da vida. Isso faz de você uma pessoa nova, inteiramente livre.

Você tem um milagre dentro de você, acredite um milagre que se chama liberdade em Deus. E a única coisa que você precisa fazer é abrir-se. Essa tão desejada liberdade não é para os perfeitos, é para os necessitados, portanto é para você: "Liberdade e decisão pelo Amor".

Isso é uma decisão pessoal. Quantos de nós anseiam por esse grito, esse grito é possível, isso pode acontecer na sua vida; Deus quer, queira você também, ser realmente uma pessoa livre e decidida pelo amor.

Independência ou Morte de espírito é uma decisão sua.

SER LIVRE É SER DE DEUS

Encontro Mundial de Jovens da RCC

Esse encontro foi idealizado pela comissão da juventude doICCRC(SERVIÇO INTERNACIONAL DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA).

Com o objetivo de colaborar para que entre os jovens aconteça da melhor forma possível, a comunhão entre os diversos serviços e expressões eclesiais da Renovação Carismática Católica.

 O encontro se realizará no Brasil, na cidade de Foz do Iguaçu/PR,entre os dias 10-15 de julho de 2012.

O evento que pretende reunir lideranças juvenis e de diversas nações, será oportunidade de celebração, partilha e missão.

As inscrições para os estrangeiros já estão abertas, já os brasileiros poderão inscrever-se no encontro a partir de outubro.

A JUVENTUDE É PARTE VIGOROSA DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA NO MUNDO INTEIRO!

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A Coragem nasce do amor!

Posted by Picasa Quantas vezes na vida nos achamos em tal situação, que não conseguimos dar um passo mais.
O sofrimento parece superar as nossas forças, e nos perguntamos: Onde está Deus? 

Leia aqui algumas frases de Santa Teresinha do Menino Jesus, uma jovem carmelita que morreu aos 24 anos de idade, amando a Deus como nunca e em meio ao maior sofrimento, a falta de saúde.


Teresinha nos ensina sobre o sofrimento:

"Quando se quer atingir um fim, deve-se procurar os seus meios. Jesus me fez compreender que era pela cruz que Ele queria me dar almas e minha atração pelo sofrimento cresceu na medida em que o sofrimento aumentou". (MA 69v)

"O sofrimento me estendeu os braços e neles me joguei com amor". (MA 69v)

"Vejo que só o sofrimento pode gerar almas". (MA 81r)

"Quero sofrer por amor e mesmo alegrar-me por amor". (MB 4v)

"Meu Deus, por vosso amor aceito tudo: se quiserdes, quero mesmo sofrer até morrer de aflição". (MC 9v)

"O sofrimento se torna a maior das alegrias, quando a gente o busca como o mais precioso dos tesouros". (MC 10v)

"Sofrer e ser desprezado! Que amargura e que glória!" (CT 81)

"A vida é apenas um sonho, em breve acordaremos e que alegria!... quanto mais nossos sofrimentos são grandes, tanto mais nossa glória será infinita". (CT 82)

"Se um suspiro pode salvar uma alma, que não podem fazer os sofrimentos como os nossos? Não recusemos nada a Jesus!" (CT 85)

"Aproveitemos de nosso único momento de sofrimento! Só vejamos cada instante... um instante é um tesouro!" (CT 89)

"Não foi sofrendo e morrendo que Jesus resgatou o mundo?" (CT 213)

"O sofrimento unido ao amor é a única coisa que me parece desejável no vale das lágrimas". (CT 254)

"Bem ao contrário de me lamentar, alegro-me porque o Bom Deus me permite sofrer ainda mais por seu amor". (CT 263)

"Sobre a prensa do sofrimento/Te provarei meu amor/Não quero outra alegria/Senão me imolar cada dia." (PN 25,7)

"Jesus, sem dúvida, mudará minha natureza no céu, do contrário sentirei saudades do sofrimento e do vale de lágrimas". (CT 258)

"Sofrer é justamente o que me agrada da vida!" (CA 25.7.1)

"Jamais teria acreditado que fosse possível sofrer tanto! Jamais! Jamais! Não posso explicar isso senão pelos desejos ardentes que tenho tido de salvar almas". (CA 30.9)

"O Bom Deus me dá coragem na proporção dos meus sofrimentos. Sinto que, no momento, não poderia suportar mais, mas não tenho medo, pois se Ele os aumentar, aumentará, ao mesmo tempo, minha coragem". (CA 15.8.6)

Laudimila (Postulante)

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Pensamentos sobre Madri…


Hoje, a imprensa da Espanha, da Itália e de outros países comentam, admirada, a Jornada Mundial da Juventude. Fala de um Papa de 84 anos que atraiu dois milhões de jovens; fala da vitória da Igreja sobre o governo esquerdista e anticlerical da Espanha de Zapatero, fala do Papa que sabe falar aos jovens, fala da força da Igreja que renasce na Espanha…

Meu querido Leitor, é a mesmíssima imprensa que já afirmou repetidamente que Ratzinger não tem carisma algum, que a Igreja já não tem credibilidade nenhuma, que o escândalo dos padres pedófilos colocou por terra o período triunfalista de João Paulo II, que a Igreja entrou numa decadência sem fim e sem cura… A mesma imprensa que tinha certeza de que, sem João Paulo II, os jovens não mais se reuniriam em tamanha multidão…

Que lições devemos tirar de tudo isto? Aquelas que tenho recordado constantemente neste Blog: os cristãos não devem nunca interpretar as coisas de Deus a partir dos critérios do mundo, particularmente aqueles da imprensa! Nossa visão tem que ser a partir do Alto, a partir da cruz e da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Pense um pouco:

(1) Os jovens não foram a Madri por causa de Bento XVI – como no passado não foram por causa de João Paulo II: os jovens foram por causa de Cristo, foram para encontrar Jesus! Um Papa nunca é, nunca pode ser uma atração: não dança, não canta, não requebra, não é sarado, não faz pirueta e não aparece sob efeitos especiais! E se fizer isso, não é o Papa, é a Xuxa! Os jovens foram, vão e irão sempre a esses encontros pela sede que consome seus corações: por causa de Cristo, vida da nossa vida e saciedade da nossa esperança!

(2) Um Papa não tem que ser “carismático” no sentido mundano. Todo Papa é carismático, porque, uma vez eleito, recebeu o carisma, isto é a cháris, a graça própria do ministério petrino. Pode ser o comunicativo João Paulo II, o simpático João Paulo I, o bonachão João XXIII, o hierático e angelical Pio XII, o feioso Bento XV, o valente Pio XI, o melancólico Paulo VI ou o tímido Bento XVI. O verdadeiro católico não ama um Papa, não ama esse Papa, ama o Papa, escuta o Papa, obedece ao Papa – exatamente porque é o Papa, seja ele quem for! Para o católico todo Papa é Pedro, e basta!

(3) Essa multidão reunida não é, não deve ser e não pode ser uma prova de força da Igreja! Nossa força está unicamente na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo – é a mesma força da Semana Santa do ano passado, quando a imprensa acusava a Santa Igreja de Cristo de ser uma rede internacional de pedófilos e se diziam misérias contra o Santo Padre! Nossa força é Cristo, nossa vida é Cristo, nossa certeza é Cristo, nossa alegria e esperança é Cristo!

(4) É verdade que Zapatero, adversário ferrenho do cristianismo, está passando – como passaram outros e passarão tantos outros. Ficará a Igreja, a Mãe católica amabilíssima, porque Cristo assim o quis e assim o prometeu! Mas, não devemos pensar aqueles jovens como um triunfo da Igreja sobre ninguém. O único triunfo que devemos buscar é o triunfo sobre o pecado nosso e do mundo inteiro! Se Zapatero é um inimigo externo da Igreja, também nós a prejudicamos com nossos pecados e egoísmos, com nossa tibieza e falta de amor… Os piores inimigos da Igreja estão dentro dela!

(5) Quanto ao renascimento da Igreja na Espanha ou em qualquer parte do mundo, ele não pode ser medido por números, por multidões ou eventos… Somente o Senhor da Igreja conhece o número dos seus, somente ele sabe do vigor e da fraqueza de sua Santa Esposa, nossa Mãe católica! No entanto, se aquela multidão de jovens na casa dos vinte anos estava lá, significa que nas paróquias, nos grupos, nos movimentos, nas novas comunidades, nas congregações há uma Igreja viva, crente, orante, disposta a testemunhar o Senhor! Lembra do fermento na massa, do grão de mostarda, do tesouro escondido? Pois é, Jesus não erra nunca; Jesus sabe o que diz e sustenta o que fala!

(6) Quanto aos elogios a Bento XVI, que sabe falar aos jovens, ele fala de Cristo com simplicidade, clareza e a convicção de quem experimentou o Senhor ao longo de toda a vida. Isto basta! Mais impressionante que aquela multidão escutando o Papa de 84 anos, é vê-la, junto com o ancião pontífice, silenciosa, contida, piedosamente reverente, ante um pedacinho de pão que esses católicos bobos afirmam ser o próprio Jesus imolado e ressuscitado, realmente presente neste mundo! Basta ver isso para perceber a força da fé, a atuação da graça e a esperança do mundo.

(7) Para terminar, repito, mais uma vez: se fossem somente vinte jovens a comparecer a Madri, ainda assim Cristo estaria ali, vivo, atuante, potente, matando a sede de todo aquele que dele se aproxime.

Lembre dessas coisas, meu Leitor, quando daqui a pouco, por algum motivo, nalguma dificuldade, a imprensa novamente decretar que a Igreja está no fim, que o cristianismo passou, que a religião é coisa do passado… Então: firmes na fé, com os olhos fixos em Cristo!

por D. Henrique Soares, bispo auxiliar de Aracaju, SE