quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O que é a festa do Halloween?

O Halloween é uma festa muito comum nos EUA e na Europa, celebrada no dia 31 de outubro. A comemoração veio dos antigos povos bárbaros  celtas, os quais habitavam a Grã-Bretanha há mais de 2 mil anos.

Os celtas realizavam a colheita nessa época do ano, e, segundo um antigo ritual, para eles os espíritos das pessoas mortas voltariam à Terra durante a noite e queriam, entre outras coisas, alimentar-se e assustar as pessoas. Então, os bárbaros costumavam se vestir com máscaras assustadoras para afastar esses espíritos.

O episódio era conhecido como o “Samhaim”. Com o passar do tempo, os cristãos chegaram à Grã-Bretanha, converteram os celtas e outros povos da ilha, especialmente pela intercessão de São Patrício, no século IV e V, e com o grande São Columbano no século VI.

Assim, a Igreja Católica transformou este ritual pagão em uma festa religiosa. Esta estratégia  da Igreja foi ensinada por São Leão Magno e São Gregório Magno, passando a ser celebrada nesta mesma época, mas em vez de honrar espíritos e forças ocultas, o povo recém-catequizado deveria honrar os santos. Daí veio o “All Hallows Day”: o ‘Dia de todos os santos’.

A tradição, entretanto, continuou entre estes povos. Além de celebrarem o  ’Dia de todos os santos’, os não convertidos ao Cristianismo celebravam também a noite da véspera do ‘Dia de todos os santos’ com as máscaras assustadoras e com a comida. A noite era chamada de “All Hallows Evening”, abreviando-se, veio o Halloween.

Vemos assim que a tradição de comemorar as bruxas ou outros espíritos não é cristã e deve ser evitada, ainda que tenha apenas uma conotação folclórica. Devemos, sim, celebrar o dia de todos os santos.  Esses são reais e verdadeiros, são modelos de vida para nós e, diante de Deus, intercedem por nós sem cessar.

É bom lembrar a recomendação de São Paulo: “As coisas que os pagãos sacrificam, sacrificam-nas a demônios e não a Deus. E eu não quero que tenhais comunhão com os demônios. Não podeis beber ao mesmo tempo o cálice do Senhor e o cálice dos demônios. Não podeis participar ao mesmo tempo da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.  Ou queremos provocar a ira do Senhor? Acaso somos mais fortes do que ele?” (1 Cor 10,19-22)

Prof. Felipe Aquino

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

UMA FESTA DE OURO DA DIOCESE DE VIANA




Jubileu de Ouro da Diocese de Viana


 A criação e instalação da diocese de Viana,já era muito esperada desde a década de quarenta.O saudoso Mons. Eider Furtado da Silva foi um grande precursor dessa idéia.Ele teve a missão especial de preparar a região para essa realização.

Finalmente no dia 30 de outubro de 1962. Santo Padre o papa João XXIII concretiza a criação da  Diocese de Viana, tendo como primeiro bispo Dom Hamleto de Angelis.Padres,freiras,postulantes,agentes de pastorais,muita gente nova chegando,compondo a nova unidade diocesana,cada um com sua visão de mundo,de pastoral e até mesmo de igreja,linguagens diversas se entecruzando. Nascia assim,a Diocese de Viana. "Província Eclesiástica do Maranhão ".

Cinquenta anos se passaram e quanta história para ser contada!Quantos desafios,quantas lutas,quantas conquistas!Quantos sorrisos,quantas lágrimas! Quantas bênçãos,quantas graças,pecados também!!!

Quantos chegaram,participaram e se foram! Muitos tombaram,muitos desistiram,muitos ficaram no meio do caminho.Outros chegaram,ficaram e continuam.Mas,todos,literalmente todos,colocaram o seu tijolo nesta grande construção.E é por essa razão,que ao celebrarmos este meio século de existência,podemos ver,tocar,os grandes sinais de Deus,do Santo Espírito,revelados,impressos,em cada ação pastoral,em cada gesto de fé,em cada prática missionária. Este é um momento para agradecer.Agradecer a Deus pelo companheirismo,pelos compromissos missionários assumidos,pela coragem,pela caminhada.Mas,este é também um momento para reflexão,para pedir perdão,pelas omissões,pela falta de testemunho cristão,por não encarnarmos o Evangelho de Jesus à realidade dos nossos irmãos excluídos.

Os padres,religiosos,religiosas,leigos e leigas,que se doam incansavelmente na luta pela justiça,pela igualdade,pela paz,pelo bem da nossa comunidade diocesana e que escrevem agora esta história.
No dia 30 de outubro a nossa diocese festeja os seus 50 anos escrevendo e vivenciando uma página nova,o Projeto das Santas Missões Populares.As paróquias,as comunidades, celebraram a festa das Grandes Semanas Missionárias.

Que Nossa Senhora da Conceição padroeira e Mãe Missionária cuide de todos os filhos e filhas desta diocese,abençoe o nosso Dom Sebastião Lima Duarte para guiar o seu rebanho. "Fiat voluntas tua"(lema da sagração de Dom Sebastião)
Sou agradecida a Deus por fazer parte desta história desde o seu início e ter vivenciado os diferentes momentos desta caminhada.

Parabéns a nossa DIOCESE DE VIANA! FELIZ FESTA! É A FESTA DO POVO DE DEUS. 
Fonte: Maria da Conceição Arrais 
Postado por: Diác. Ferdnando Costa

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

* A Igreja uruguaia declara excomunhão de políticos que votaram a favor da lei do aborto.




Tradução:  Fratres in Unum

Os políticos uruguaios que votaram a favor da despenalização do aborto estão excomungados de forma “automática”, anunciou ontem o secretário da Conferência Episcopal do Uruguai (CEU), Monsenhor Heriberto Bodeant, que indicou que isso ocorria porque eles promoveram práticas “contrárias à vida”.


Para a Igreja, com a aprovação da lei, o Uruguai retrocedeu em matéria de valores humanos. Além disso, Bodeant disse que “a vida não é algo passível de plebiscito, que se possa decidir por maiorias e minorias”.

Portanto, a Igreja não participará da convocação para uma consulta popular, como promovem alguns legisladores do Partido Nacional. No entanto, se o mecanismo for ativado, tomarão uma posição, que poderá ser recomendar ou não a votar.

A Igreja manifestou também em comunicado sua “profunda dor e rechaço” à lei que despenaliza o aborto.

“Orgulhamo-nos de ser um dos primeiros países que aboliu a pena de morte; hoje nos entristecemos por ser o segundo país de América Latina a legalizar o aborto”, disse.

“A excomunhão automática é para quem colabora na execução de um aborto de maneira direta, e fazer este ato concreto é uma maneira direta (…) Se um católico vota (uma lei) com tal intenção manifesta, ele se afasta da comunhão da Igreja”, explicou Bodeant.

Quanto ao comportamento que a Igreja terá logo que o presidente José Mujica promulgar a lei, ele indicou que será o de anunciar a “valorização da vida”. “É um trabalho que aponta para o fortalecimento da lei escrita no coração de cada pessoa”, manifestou.

Legisladores da oposição e organizações sócias lançaram, na quinta-feira, uma comissão para analisar a melhor forma de revogar a norma que despenaliza o aborto até 12ª semana de gestação.

“Uma parte da sociedade não vai aceitar a lei e vamos trabalhar pelos mecanismos que contribuam para revogá-la”, disse o líder do opositor Partido Nacional, Carlos Iafigliola, um dos porta-vozes da Comissão Nacional Pró-Revogação da Lei do Aborto.

As possibilidades a serem analisadas pela comissão incluem a interposição de recursos de inconstitucionalidade da nova lei, apelar à Corte Interamericana de Justiça, alegando que a lei violenta o Pacto de San José de Costa Rica, e a coleta de assinaturas para convocar um referendum sobre a norma.

sábado, 13 de outubro de 2012

As Irmãs Pequeninas formaram neste dia 12 mais uma turma de coroinha no povoado curva da Mata do Boi.





Ontem 12 de outubro foi a missa de acolhimento dos novos coroinhas, crianças que se dispuseram para ajudar a igreja no ministério dos acólitos.




A comunidade de curva da mata do boi se alegrou juntamente com os familiares de cada criança.
Vinícius, David, Elielson e Maria Raissa agora são responsáveis em ajudar  o sacerdote servindo o altar.






1° Infância Missionária de Bela Vista do Maranhão um Projeto feito pelas Irmãs Pequeninas parceria com paróquia.


Nestes dia 12 de outubro as Irmãs Pequeninas comemoraram o dia das crianças de um jeito todo especial, com a implantação do projeto infância missionária que levou às crianças as ruas da cidade em um desfile e logo após as crianças saíram em uma evangelização pelas ruas da cidade.







As crianças visitaram as famílias pregando a palavra e convidando as famílias para participarem da comunidade.






À tarde a programação continuou, com muitas brincadeiras, competições e lanche para a garotada, alegria total para a criançada.








As Irmãs Pequeninas   agradecem a todos que colaboraram e desejam a todas as crianças um feliz e abençoado dia das Crianças.



segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Papa na primeira sessão do Sínodo: "Deus rompeu o silêncio do Universo"


Tags:

Os trabalhos da 13a Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização foram abertos na manhã desta segunda, 08, com a oração das Laudes, presidida pelo Papa, na Sala Paulo VI. Bento XVI se dirigiu aos 262 padres sinodais de todo o mundo com as seguintes palavras: “O cristão não deve ser morno; este é o mais grave perigo para o cristianismo de hoje: a tepidez desacredita o cristianismo” – refletiu o Papa, .


“O fogo é luz, é calor, força de transformação: a cultura humana começou quando o homem descobriu que podia criar o fogo, que destrói, mas, sobretudo transforma, renova e cria uma novidade, a do homem que se torna luz em Deus”.


Para o Papa teólogo, é importante que no latim cristão, a palavra 'professio' tenha sido substituída pela 'confessio', palavra usada nos tribunais, em processos, e que traz consigo um elemento martiriológico: o testemunho, o risco da morte, a disponibilidade de sofrer. Bento XVI se dirigiu aos padres sinodais:


“Isto é muito importante, pois garante credibilidade. A fé não é uma coisa qualquer, que posso até deixar cair. Sabemos que para nós, a confissão não é uma palavra vazia, é mais do que a morte. Quem a faz demonstra que a verdade vale mais do que a vida: é uma pérola preciosa”.


A este propósito o Pontífice recordou que “o lugar da confissão é o coração e a boca, ou seja, a fé não é apenas uma realidade do coração, mas deve ser comunicada, confessada; tende a ser pública, como o fogo que se acende e se alastra, gerando novas chamas. É necessária a coragem da palavra. A confissão é o primeiro alicerce da Evangelização, e não é uma coisa abstrata. Tornando-se visível, é a força do presente e do futuro”.
                                           

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Como encontro a solução dos meus problemas?



Os Dez Mandamentos que Moisés recebeu de Deus, no alto do monte, eram os mandamentos básicos para o povo se tornar gente, porque Moisés não aguentava mais governá-lo. O profeta se colocou na presença do Senhor e expôs a situação:"Deus, eu não aguento mais! O Senhor me envolveu com esse povo, estou no meio dele, só que não aguento mais! Deus, o que é que eu vou fazer?"

                                    "O intercessor se põe entre Deus e o povo",ensina monsenhor Jonas

Moisés foi buscar a sabedoria do Altíssimo, porque ele estava totalmente envolvido. O Senhor o envolvera com aquele povo. Ele se sentia responsável por todos, sofria por eles e padecia nas mãos daquela gente. Mas em todas as situações ele se dirigia a Deus. Sempre, em tudo, Moisés recorria ao Senhor. Era o intercessor: estava com o povo e estava com Deus.


A atitude do intercessor é a de estar envolvido com o povo, com os irmãos e com a situação destes. Ele está com o coração partido pelas coisas que os irmãos vivem, mas sabe que não vai poder solucionar nada por si mesmo. Moisés já tinha aprendido: quando quis solucionar a questão por conta própria e foi fazer justiça com as próprias mãos, matou um egípcio e estragou tudo (cf. Ex 2,11-15).


O intercessor se põe entre Deus e o povo. Ele permite que o Espírito Santo ore e peça nele, que Ele advogue por eles. Por isso, acaba se tornando íntimo do Todo-poderoso, mesmo sendo fraco e pecador. Deus o faz íntimo. O intercessor está cooperando com Ele e o Senhor lhe fala como servo. Ele anuncia, de antemão, o que vai acontecer. Antes que alguém perceba, o servo de Deus começa a ter a intuição de que alguma coisa está por acontecer e que é preciso pedir, interceder, tomar posição. Deus realmente segreda aos Seus íntimos aquilo que só Ele conhece e julga importante que os Seus servos saibam.


O que podemos constatar é que em todas as situações Moisés buscava a Deus.Justamente por isso o Senhor lhe trazia a solução. Sempre e em tudo recorria a Deus Pai. Buscava d'Ele a solução. Deus se sensibilizava e atendia, nunca faltava a solução. O Altíssimo está precisando de intercessores assim nos grupos, nas comunidades, nas paróquias.


Talvez você tenha se decepcionado, se magoado e se ferido muito com a pessoa com quem você se casou. Mas essa pessoa é carne da sua carne, osso dos seus ossos. Nem foram vocês que se uniram. Foi Deus quem os uniu, e vocês não podem negar: ele(a) é a sua carne. E, se errou, se foi infiel, ainda assim é sua carne. Sei da decepção e da tristeza do seu coração; e da depressão em que você entrou; mas a solução para sua decepção é assumir a posição verdadeira do intercessor.


Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova




Da indústria do aborto à causa pró-vida





Tags: aborto

Em uma recente conferencia em Illinois (Estados Unidos), antigos trabalhadores da indústria do aborto recordaram como era seu trabalho, com o qual pensavam estar ajudando às mulheres, e logo como se converteram à causa pró-vida.


"Queríamos entender melhor a mente das pessoas que trabalham na indústria do aborto", disse a organizadora da conferência, Ann Scheidler, vice-presidente da Liga de Ação Pró-vida.


Em diálogo com o grupo ACI, Scheidler disse que o propósito da conferência "Convertido: De provedor de abortos a ativista pró-vida" foi escutar o que antigos trabalhadores abortistas tinham a dizer sobre por que entraram na indústria do aborto e o que os levou a abandoná-la.


Enquanto que os médicos abortistas e trabalhadores das clínicas são às vezes vistos pelos pró-vida como pessoas sem coração, em realidade alguns são "pessoas extremamente compassivas", que são mal aconselhadas e acreditam que "estão ajudando às mulheres", explicou.


"É muito bom para nós entender de onde vêm estas pessoas", disse Scheidler.


A conferência, realizada em 22 de setembro, aconteceu no Hotel Crowne Plaza Ou’Hare, e apresentou a oito antigos trabalhadores abortistas, que contaram suas histórias de conversão.


Scheidler disse que cada um deles tinha uma história diferente, mas compartilhavam a experiência comum de dar-se conta de que o aborto "não era o que pensavam".


A decisão de deixar a indústria do aborto pode ser "difícil", indicou. Frequentemente eles se dão conta de que "todos os que conhecem são pró-aborto", assim, deixar o trabalho significa encontrar uma comunidade inteiramente nova.


"Isso é pedir muito", disse. "É algo difícil de fazer".


Enquanto que a carência de recursos fazia com que fosse especialmente difícil abandonar este trabalho no passado, um novo ministério começado pela ex-diretora do Planned Parenthood, Abby Johnson, está ajudando àqueles que desejam abandonar a indústria abortista.


Um dos participantes, o Dr. John Bruchalski, atualmente líder pró-vida no norte do estado da Virginia, realizava abortos em seus primeiros dois anos de residência.


Apesar de ter crescido em uma família católica, perdeu a fé entre as décadas de 1970 e 1980. Ao querer ser um "grande" doutor, pensou que precisava fazer abortos, acreditando que assim estava ajudando às mulheres a serem "mais felizes" e "mais saudáveis".


Bruchalski disse ao grupo ACI que foi uma combinação de fatores o que mudou sua forma de pensar. Parte disso foi a experiência de realizar abortos.


"Quando você faz o procedimento, começa a matar a outro ser humano de perto", disse, descrevendo a experiência de ver "a vida deles dessangrando", desde alguns centímetros de distância.


"A realidade vai através da sua mão e dentro do seu coração", disse.


Realizar abortos, assinalou, "endurece cada vez mais o coração" porque continuamente você precisa justificar a si mesmo seus atos, explicou.


Além disso, disse que cada vez há mais informação que mostra que os abortos e a anticoncepção não são saudáveis para as mulheres e que tem "muitos efeitos colaterais significativos", tanto físicos como psicológicos.


Algo que também ajudou para sua conversão foi a relação com um neonatólogo que trabalhava com ele que o desafiou a repensar suas ideias.


Finalmente, disse que experimentou uma renovação espiritual depois de participar de duas peregrinações.


"Todas essas peças se juntaram em 1989", disse, explicando que teve que "ajustar meu coração e toda minha perspectiva".


Agora ele trata de compartilhar seu testemunho com outros, ajudando-lhes a ver a realidade do aborto. Em 1994, encontrou o Centro de Família Tepeyac, um centro pró-vida na Virginia.


"Se é tão bom, por que tão poucos médicos realizam abortos?", pergunta Bruchalski a seus estudantes de medicina quando dá palestras.


Bruchalski disse que ele conhece outros antigos médicos abortistas que se converteram e cada um tem uma história diferente. Ele acredita que Deus fala com cada pessoa a sua própria maneira.


"Ele me falou em minha linguagem, que intrinsecamente entendi", disse.

Bispo faz apelo para que os pais não interfiram no chamado vocacional do filho



Tags: vocação, chamado, vida religiosa

O bispo de Córdoba, Espanha, Demétrio Fernández, pediu para que os pais de família não se oponham se um dos seus filhos receberem o chamado vocacional para o sacerdócio, pois se trata de um chamado de Deus para a casa e para a Igreja.


"Pais e mães, se o seu filho lhe diz que quer ir para o seminário, não os impeça sob qualquer circunstancia que seja. Não te faça responsável por impedir algo de Deus. Não o atrase sob o pretexto de alguma coisa. Por que e se dentro de um tempo essa vocação se vai? Quem será o responsável?", disse o bispo em sua carta semanal.


Dom Fernandez fazia referência à ordenação de dois novos sacerdotes no último dia 29 de setembro, um era diocesanos e o outro franciscano, e dizia o bispo: "mais uma vez Deus nos oferece a oportunidade para agradece-Lo por estes dons, enquanto insistentemente nós convidamos a enviar trabalhadores porque a messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. O Seminário em Córdoba conta com 25 novos alunos este ano, nove no seminário maior e 16 no menor".


Outro pedido do bispo foi direcionado aos sacerdotes, catequistas e professores: "tem que se falar com amor às crianças sobre a vocação sacerdotal. Quem tiver isso em seus planos futuros será porque ouviu falar de Deus, da amizade com Jesus Cristo, de amor filial à Virgem a serviço da Igreja nas coisas de Deus, do dom total de si, o horizonte missionário".


"Quando uma criança e um jovem se iludem com o seu próprio futuro, apresente o horizonte de uma vida sacerdotal de total entrega, como tantos sacerdotes santos: São João de Ávila, Santo Cura de Ars...", finalizou o Bispo Córdoba.