domingo, 17 de julho de 2011

Curiosidades da Nossa Igreja Católica

Algumas curiosidades...


 

114. A procissão católica inspirou o desfile de Carnaval?

Sim, e muito.As procissões são marchas solenes de caráter religioso, organizadas pela Igreja Católica, geralmente pelas ruas de uma cidade. Os padres e outros clérigos saem paramentados, carregando imagens, crucifixos, à frente de andores, estandartes, pálios ricamente decorados, velas, lanternas, archotes, estandartes, cruzes alçadas, lampadários, bastões etc.

Eles são levados por fiéis, também paramentados, das diversas irmandades e confrarias, religiosos e religiosas, e pelos leigos, em geral, formados em duas ou mais alas. As procissões rezam e entoam cantos, hinos e motetos, acompanhadas por fanfarras, bandas, música de instrumentistas, corais e cantores. Além do som de sinos ou matracas, e até de rojões, dependendo do caráter da procissão.

Nas procissões há cumprimento de promessas e alguns andam de pé descalço, carregam pedras, andam um trecho de joelhos etc. As passeatas e manifestações de rua, de operários, estudantes, grevistas etc. adotaram a liturgia católica das procissões e também saem com seus símbolos, estandartes, cantos e palavras.

Os blocos, maracatus, cordões e vários grupos carnavalescos construíram suas coreografias, apresentações e forma de desfiles sobre o modelo das procissões. Há até estudos antropológicos sobre essa contribuição da sagrada procissão ao profano desfile do Carnaval. Do católico ao caótico.

 

125. É tempo de jejum ou de banquete de bacalhau?

No início do século VII o jejum quaresmal consistia em comer apenas uma refeição por dia e abster-se de toda alimentação na Sexta e Sábado Santos. O costume de abster-se de carne tinha grande significado no passado, pois era um alimento caro e desejado.


O comportamento vegetariano evocava uma humanidade de antes do dilúvio, quando os humanos comiam somente frutas e grãos.No Brasil, ficar um dia sem comer carne é pouco significativo. Muita gente come carne regularmente, várias vezes por semana.

Dá para parar um dia. Até a Sexta-feira Santa, antes um momento de despojamento e de abstinência de carne, tornou-se um dia de opulência gastronômica, de muita comilança de peixes, principalmente de bacalhau, uma proteína bastante cara e objeto de pratos suculentos e sofisticados. Tudo muito distante do espírito inicial da Quaresma.

 

128. Qual a razão das cinzas na cabeça?

Nas missas realizadas na Quarta-feira de Cinzas, os participantes são abençoados com cinzas. O padre sinaliza a testa de cada participante com cinzas ou as coloca sobre suas cabeças. Os cristãos normalmente deixam as cinzas em sua testa e nos cabelos até o pôr-do-sol, antes de lavá-los.


Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Oriente Médio de jogar cinzas sobre a cabeça, como sinal de arrependimento perante Deus.De onde vêm essas cinzas? Elas costumam ser obtidas pela queima dos ramos secos entregues nas paróquias e comunidades, que haviam sido abençoados e distribuídos no ano anterior no Domingo de Ramos.

149. Qual é a estrada sagrada dos católicos?

É a via-sacra, uma estrada colorida e movimentada. A expressão latina via-sacra significa caminho sagrado. Os cristãos quiseram, desde o início, seguir de perto os passos de Jesus em sua paixão, o seu caminho rumo ao Calvário, revivendo os acontecimentos desde o Horto das Oliveiras até o seu enterro.


Síntese de várias devoções, a prática da via-sacra desenvolveuse após as Cruzadas, e foi promovida pelos franciscanos, particularmente por São Leonardo de Porto Maurício (1676-1751). O santo frade Leonardo deu origem a esta devoção no século XIV no Coliseu de Roma, pensando nos cristãos impossibilitados de peregrinar à Terra Santa para visitar os santos lugares da paixão e morte de Jesus Cristo.

Ele instalou sozinho 576 vias-sacras! Ao longo da via-sacra o católico acompanha espiritualmente e através de imagens o trajeto de Jesus, desde a agonia no Getsêmani até à morte e sepultura no Calvário, com momentos de meditação e oração em várias estações.

 

192. Quando a coroa de Jesus perdeu seus espinhos?

A pontiaguda coroa de espinhos, colocada ou enterrada com violência na cabeça de Jesus, é a relíquia mais artesanal da caixa romana dos sofrimentos. Segundo a tradição, ao descerem Jesus da cruz, sua coroa de espinhos foi cuidadosamente retirada, preservada e conservada. Não deve ter sido pelo José de Arimatéia.


Ele já andava com as mãos ocupadas cuidando do corpo de Jesus e do Graal.Com o tempo, essa coroa, antes maldita, ficou sagrada,marcada que estava pelo sangue do Redentor. Com o tempo também, ela tornou-se cada vez menos assustadora e mais fácil de portar. A razão é simples: ao longo dos séculos, os imperadores de Bizâncio e depois os reis da França distribuíram generosamente os seus espinhos. Na última contabilidade

existiam 70 espinhos, ditos da coroa de Jesus, distribuídos planeta afora. E, assim, a coroa de espinhos ficou cada vez mais lisinha, menos ameaçadora, menos comovente e mais fácil de portar.

 

216. A celebração pascal tem hora certa?

Tem e deve ser respeitada. Após o pôr-do-sol do Sábado de Aleluia ocorre a celebração pascal, uma das mais longas e ricas de símbolos e sinais de toda a liturgia católica. Não pode ser antes do pôr-do-sol.

238. Pentecostes é uma festa judaica?

Certeza absoluta. A Festa de Pentecostes é de origem judaica. Ela corresponde à festa das Semanas, Shavuot, celebrada sete semanas depois da Páscoa (7 x 7 = 49). Pentecostes, em grego, significa qüinquagésimo, o 50º dia. Os hebreus eram pastores nômades.


Depois da sua sedentarização em Canaã, essa Festa das Semanas ou das Colheitas, própria de agricultores, tornou-se complementar à Festa da Páscoa, mais vinculada à antiga fase pastoril desses criadores de cabras e ovelhas. Após o exílio na Babilônia, com a reforma litúrgica e a concentração do culto judaico no Templo de Jerusalém, a Festa de Pentecostes passou a celebrar a Aliança do Sinai e a entrega ou revelação da Lei, da Torá, complementando a Páscoa, comemorativa da libertação do Egito.

272. Sábado é dia de Maria visitar o purgatório?

Na piedade popular, o sábado é dia consagrado a Maria, a Mãe de Jesus, porque “ela o antecedeu como a aurora ao dia”. A disciplina litúrgica permite a celebração da memória de Nossa Senhora no sábado (ofício e missa), sempre que no tempo comum do Ano Litúrgico, e que não haja celebração superior. Uma coisa é certa para os católicos: Nossa Senhora, a Compadecida, roga pelos pecadores, agora e na hora da morte. Seja qual for o dia da semana. Amém.

 

396. Por que a peregrinação aos santuários?

O rabi Nachmanides dizia: se você está com dor de cabeça, cuide de seus pés. Em outras palavras: mexa-se. Saia do imobilismo. Em todas as religiões há santuários aos quais se dirigem os devotos, devidamente mobilizados. O ato de peregrinar às igrejas indicadas, próprio do Ano Santo, indica: não temos aqui na terra uma morada definitiva.

O destino de todos é passar. Somos passantes, em movimento, a caminho, no reto caminho. A vida é uma passagem para quem busca a vida eterna. Perder as ilusões,desapegar-se das situações aparentemente estáveis, deixar o comodismo e a rotina, peregrinar, na procura de uma vida mais justa e frutuosa.

Engajar-se pelos caminhos santos e vias-sacras. E, no Brasil, muita gente adora peregrinar, seja a pé ou a cavalo.


Evaristo Eduardo de Miranda

Diretor do Instituto Ciência e Fé, ministro das exéquias, Doutor em Ecologia, pesquisador da Embrapa, autor dos livros "Sábios Fariseus" e "A sacralidade das águas corporais" pelas Edições Loyola, entre outros, com obras editadas na França e na Itália

Nenhum comentário:

Postar um comentário