terça-feira, 27 de setembro de 2011

27 de setembro: São Vicente de Paulo

Vicente de Paulo foi um sacerdote católico francês,declarado santo pelo papa Clemente XII em 1737.Foi um dos grandes protagonistas da reforma católica na França no séc.XII.
Sua piedade heróica conferiu-lhe o caro de capelão Geral e real da França.Vendo o abondono espiritual dos camponeses fundou a congregação de missão,que são os padres Lazaristas,para a evangelização do "pobre povo interior".A congregação da missão demorou de 1625 até 12 de janeiro de 1633 para receber a bula do papa Urbano XIII,reconhecendo-a. Num apelo que o padre fez durante um sermão em Chântillon nasceu o movimento das Senhoras Damas da Caridade( confraria da Caridade). A primeira irmã de caridade foi a camponesa Margarida Nasseau,que contou com a orientação de Santa Luisa de Marilac e que mais tarde estabeleceu a Confraria das Irmãs da Caridade. De apenas 04 irmãs no começo, a confraria conta hoje,com centenas delas.Foi também ele responsável pela organização de retiros espirituais para leigos e sacerdotes,através de famosas conferencias das terças-feiras (Confraria de caridade para homens).
Inspirado por seu amor a Deus e aos pobres,Vicente de Paulo foi o criador de muitas obras de amor e caridade. Sua vida é uma história de doação aos irmãos pobres e de amor a Deus.Muitos acham que a maior virtude de São Vicente é a caridade,mas sua humildade,suplantava essa virtude.Sempre  buscava o bem da igreja.
São Vicente de Paulo foi um pai dos pobres e um reformador do clero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário