O Papa Bento XVI dedicou a catequese desta quarta-feira,02,ao dia de finados,oferecendo a todos os fiéis uma explicação sobre o significado deste dia e sobre a esperança que deve brotar no coração dos cristãos diante da morte.
"Caros amigos,a solenidade de todos os santos e a comemoração de todos os fiéis defuntos nos dizem que somente quem pode reconhecer uma grande esperança na morte,pode também viver uma vida a partir da esperança".afirmou.
O Santo Padre falou sobre a visita aos cemitérios que caracteriza a comemoração dos fiéis defuntos,destacando que este gesto deve levar os fiéis a traçarem um caminho de renovada esperança na vida eterna.
"A estrada da morte,na realidade,é uma vida de esperança,e ,percorrer os nossos cemitérios,como também ler aquilo que está escrito sobre as tumbas,é cumprir um caminho marcado pela esperança na eternidade",destacou.
O Papa também abordou questões relativas ao medo da morte e sobre os ricos que provém do desejo de procurar respostas diante da vida após a morte.
"Hoje o mundo se tornou,ao menos aparentemente muito mais racional,ou melhor,se difundiu a tendência de pensar que todas as realidades devem ser afrontadas com critérios da ciência experimental(...) Deste modo,nem se dáconta que deste modo pode-se cair em formas de espiritismo,na tentativa de contato com o mundo além da morte",exortou.
Bento XVI diante dos túmulos dos papas
Às 18:h no horário de Roma (15h no horário de Brasília),Bento XVI se dirigirá à cripta dos papas,que fica localizada no subsolo da Basílicam Vaticana,onde fará um breve momento de oração por todos os defuntos diante dos túmulos dos vários papas que estão enterrados no local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário