segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Dom Damasceno discute evangelização na América Latina




                                                                                                                                                                                   CNBB
'Essa missão continental tinha e ainda tem como objetivo colocar a Igreja na América Latina em estado permanente de missão', diz Dom Damasceno
                        

na América Latina. Este será o tema abordado pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno Assis, em palestra a ser realizada por ele nesta terça-feira, 21, às 8h. O evento será no auditório do Júri na Unisal, em Lorena (SP).


O cardeal, que é arcebispo de Aparecida, anunciou que o tema será discutido a partir das quatro últimas conferências gerais do episcopado latino-americano. “Eu vou apresentar na Unisal justamente um pouco da caminhada da evangelização da Igreja na América Latina. Vou percorrer, sobretudo, as quatro conferências gerais do episcopado latino-americano a partir de Medelín, depois Puebla, Santo Domingo e Aparecida”, disse.


Dom Damasceno foi presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) de 2007 a 2011. Ele contou que, neste período, seu trabalho à frente do Conselho foi implementar as conclusões da 5ª Conferência, realizada em Aparecida (SP). Nesta reunião, o tema central foi ‘Discípulos e missionários de Jesus Cristo para que Nele todos os povos tenham vida’.


“Dentro dessa mesma temática do discipulado e da missão, nós procuramos incentivar a chamada ‘missão continental’ que foi um mandato dado pela Conferência à Igreja na América Latina. Essa missão continental tinha e ainda tem como objetivo colocar a Igreja na América Latina em estado permanente de missão”


De acordo com o cardeal, essa é uma preocupação que perpassa todas as Conferências Episcopais. Ele informou que a temática da missão também será um dos assuntos abordados no próximo Sínodo dos Bispos, a ser realizado em outubro, em Roma, sobre a nova evangelização para a transmissão da fé cristã.


“Cada vez mais a Igreja busca recuperar essa sua dimensão fundamental que é a missionária, porque é um mandato recebido do próprio Cristo: ‘Ide por toda a parte e fazei discípulos meus em todos os povos’, que vai ser também o tema da Jornada Mundial da Juventude do próximo ano”

Desafios

Sobre as dificuldades encontradas na ação evangelizadora da Igreja na América Latina, Dom Damasceno destacou algumas características do mundo de hoje que simbolizam um desafio para esta tarefa: secularismo, materialismo, relativismo, edonismo e novas linguagens diante do mundo da comunicação. 


Diante dessa realidade, ele enfatizou que é missão fundamental da Igreja despertar e recuperar o ardor missionário decorrente da condição de batizado. “O Batismo nos incorpora na Igreja e nos torna também participantes da tríplice missão do Cristo, profética, sacerdotal e real, de modo que não é uma missão apenas da hierarquia da Igreja, mas tarefa de todo batizado, de todo cristão, é um direito e um dever, portanto, de todos.”


Ele explicou que a dificuldade na evangelização é um pouco comum em todos os países da América Latina. O motivo, segundo ele, é a debilidade na formação dos fiéis, tendo em vista que, muitas vezes, a evangelização se preocupa mais com a administração dos sacramentos.


“Muitas vezes, essa preparação não tem sido acompanhada por uma evangelização mais profunda que leve as pessoas à conversão, à adesão a Jesus Cristo no sentido de que façam Dele realmente a razão da própria vida, essa adesão convicta e profunda que tem como decorrência também a vivência do Evangelho”.


Para o presidente da CNBB, uma das consequências dessa falta de profundidade da fé é a fácil exposição dos fiéis a mudanças e influências de outros grupos religiosos. “Portanto, necessitamos de uma catequese cada vez mais sistemática e cada vez mais abrangente que acompanhe a criança, o adolescente, o jovem, o adulto ao longo de toda a sua vida e toda a sua existência”, concluiu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário