O Papa Bento VXI falou aos bispos nomeados durante o último ano e os incitou a acolher os novos carismas em suas dioceses,para assim conduzir seus fiéis e ajudá-los no caminho de santificação.
O pontífice nessa ocasião quis refletir sobre um aspecto do ministério episcopal: o de discernir e acolher novos carismas suscitados pelo Espiríto Santo para a edificação d aigreja. E ressaltou que o Espiríto Santo ainda hoje está presente na Igreja e inspira e conduz novos carismas, mas também explicou sobre a prudência necessária e o juízo que devem ter sobre a autenticidade desses carismas e sobre seu exercício ordenado.
Exortou-os a alimentar o dom da filiação divina nos fiéis,que com o Batismo tornam-se "filhos no Filho" e membros da Igreja.
O papa fez ainda uma pequena reflexão sobre o sacerdócio ministerial,que os bispos tem em plenitude e o sacerdócio comum dos fiéis,explicando que o primeiro se coloca ao serviço do sacerdócio comum dos fiéis,do seu crescimento espiritual e da sua santidade.
O sacerdócio ministerial como vocês sabem,tem, o objetivo e a missão de dar a vida ao sacerdócio dos fiéis que, pelo batismo, participam, da sua maneira do único sacerdócio de Cristo.
Por essa razão os bispos tem o dever de velar e agir para que os batizados possam crescer na graça e segundo os carismas que o Espiríto Santo suscita em seus corações e em suas comunidades,sublinhou o Papa.
O bispo é sinal da unidade da sua Igreja particular e tem o dever de unificar e harmonizar a diversidade carismática na unidade da Igreja,favorecendo a reciprocidade entre o sacerdócio hierárquico e o sacerdócio batismal.
fonte:(Zenit)
Nenhum comentário:
Postar um comentário