sábado, 30 de abril de 2011

Irmã Rejane é coordenadora do Ministério para as Religiosas e Consagradas



FOTO IRMÃ REJANE

Ela é fundadora do Instituto das Irmãs Pequeninas do Sacratíssimo Coração de Jesus e Coordenadora Nacional  do Ministério para as Religiosas e Consagradas da Renovação Carismática Católica.

A pessoa que é progressivamente conduzida pelo poder do Espírito Santo até a plena confirmação com Cristo reflete em si mesma a unção da luz inacessível, e na sua peregrinação terrena caminha até a fonte inexaurível da luz.

Deste modo a Renovação Carismática, movida pelo sopro do Espírito, é geradora de vocações. Muitos consagrados e consagradas tiveram sua experiência pessoal com Deus no grupo de oração e ali houve o despertar de confirmações de vocações.
Reconhecendo a importância de cultivar a espiritualidade de Pentecostes que foi semeada na vida dos consagrados, criou-se um serviço às consagradas, que é o Ministério para Religiosas e Consagradas.
O Ministério é formado por mulheres totalmente entregues a Deus. O objetivo é manter acesa a chama de Pentecostes no coração das consagradas e contribuindo para que viva a sua consagração mais plena.
O Ministério, anualmente, realiza retiros para a renovação da experiência carismática, tendo partilhas em grupo, danças, formações, dentre outros.

Ato de Consagração ao Sacratíssimo Coração de Jesus


Eu (o seu nome), Vos dou e consagro, oh Sagrado Coração de Jesus Cristo, a minha vida, as minhas ações, penas e sofrimentos, para não querer mais servir-me de nenhuma parte do meu ser, senão para Vos honrar, amar e glorificar. É esta a minha vontade irrevogável: ser todo Vosso e tudo fazer por Vosso amor, renunciando de todo o meu coração a tudo quanto Vos possa desagradar.

Tomo-Vos, pois, ó Sagrado Coração, por único bem do meu amor, protetor da minha vida, segurança da minha salvação, remédio da minha fragilidade e da minha inconstância, reparador de todas as imperfeições da minha vida e meu asilo seguro na hora da morte.
Sê, ó Coração de bondade, a minha justificação diante de Deus, Vosso Pai, para que desvie de mim a Sua justa cólera.

Ó Coração de amor, deposito toda a minha confiança em Vós, pois tudo temo de minha malícia e de minha fraqueza, mas tudo espero de Vossa bondade! Extingui em mim tudo o que possa desagradar-Vos ou que se oponha à Vossa vontade.

Seja o Vosso puro amor tão profundamente impresso em meu coração, que jamais possa eu esquecer-Vos nem separar-me de Vós. Suplico-Vos que o meu nome seja escrito no Vosso Coração, pois quero fazer consistir toda a minha vida em viver e morrer como vossa escrava.

(De Santa Margarida Maria Alacoque)

Palavras de Bençãos

Irmã Rejane em Americana-SP

sexta-feira, 29 de abril de 2011

A amizade é um dom de Deus


Monsenhor Jonas Abib, certa vez, escreveu que existem situações de nossa vida nas quais, muitas vezes, só o amigo é capaz de nos corrigir.
O conhecimento mútuo, ou seja, a intimidade que uma amizade gera entre duas pessoas produz um conhecimento tão profundo da alma do amigo que nos permite saber a forma e quando corrigi-lo.
O amor compartilhado é capaz de abrir "compartimentos lacrados" de nosso coração, os quais precisam da luz da verdade sobre as nossas misérias, para que estas possam ser curadas.
Por causa da abertura de alma que há numa amizade um amigo é capaz de chegar aonde ninguém consegue. Ele é capaz de atingir e tocar nos pontos mais delicados de nossa história, de nossa vida, com toda a maestria que só o amor é capaz de suscitar. São feridas nas quais ninguém havia tocado, mas que somente um amigo é capaz de tocá-las e curá-las com seu amor.
Um bom amigo é como um bisturi nas mãos de Deus, capaz de rasgar a nossa alma para que todas as mazelas sejam expelidas e o coração possa ser curado.
Esse processo é muito doloroso no início; não é fácil aceitar a correção e escutar tantas verdades da boca de alguém. Muitas vezes, isso fere, machuca e realmente arranca pedaços, mas, logo depois, o bálsamo do amor do amigo é derramado, consolando, aliviando e cicatrizando as nossas feridas.
Alguém precisa fazer o serviço, por isso Deus usa dos nossos amigos. Ele sempre se utiliza de alguém para agir em nossa vida, suscitando a pessoa certa para que, através do amor concreto, toque na ferida e cure o nosso coração.
Pressuposto de uma amizade madura e saudável é a correção. A Palavra de Deus nos ensina: "Corrige o amigo que talvez tenha feito o mal e diz que não o fez, para que, se o fez, não torne a fazê-lo" (Eclo 19,13).
Amigo que não corrige, não faz o outro crescer e por isso não ama de verdade
Saber que alguém que está nos corrigindo nos ama não nos anestesia da dor da "poda", mas nos traz segurança. Podemos até resmungar, nos irritar, no entanto, ouvimos e acabamos aceitando. Lá na frente veremos o quanto aquela exortação nos fez crescer e nos livrou de tantos sofrimentos.
Se um amigo o corrigiu, aceite a correção! Exortação não é questão de falta de carinho; pelo contrário, é ato concreto de quem ama e quer o melhor para nós.
Se um amigo seu precisa de correção, não se omita! Não deixe que o seu medo de perder a amizade por ter de corrigi-lo o leve a perdê-lo definitivamente. Mostre o seu amor e se comprometa com a vida dele. Cumpra sua missão de amigo: corrija e o ganhe para sempre; o ganhe para Deus!
Seu irmão,
Renan Félix
. Um relacionamento de amizade verdadeira em Deus não comporta omissão. É preciso haver verdade, sinceridade e por isso liberdade para poder corrigir, mas fazê-lo no amor. Quem ama quer o melhor para o outro e esse melhor, muitas vezes, exige correção.
http://blog.cancaonova.com/renanfelix/category/sofrimento/

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Irmã Rejane em Americana-SP- Retiro de Cura e Libertação

Pessoas foram curadas
e libertas

A Vida Consagrada

A vida consagrada - Segundo o parágrafo 944 do Catecismo da Igreja Católica "a vida consagrada a Deus caracteriza-se pela profissão pública dos conselhos evangélicos de pobreza, de castidade e de obediência em um estado de vida estável reconhecido pela Igreja".

Desde os primórdios da Igreja existiram homens e mulheres que se propuseram, pela prática dos conselhos evangélicos, seguir a Cristo com maior liberdade e imitá-lo mais de perto.

As mulheres consagradas são chamadas pelo Senhor a apegar-se a Ele sem divisão em uma liberdade maior de coração, de corpo e de espírito, tomaram a decisão de viverem esse estado de vida "por causa do Reino dos Céus" (Mt 19,12).

As consagradas a Deus são misticamente desposadas com Cristo Filho de Deus e dedicadas ao serviço da Igreja, é também sinal transcendente do amor a Igreja a Cristo.

Elas buscam viver na oração, na penitência, no serviço a seus irmãos e no trabalho apostólico. A vida consagrada também significa "a própria caridade de Deus".

Todos os consagrados e consagradas são cooperadores do Bispo diocesano no seu ministério pastoral. A história atesta os grandes méritos das famílias religiosas e hoje a presença das novas comunidades de vida e aliança, na propagação da fé e na formação de novas Igrejas.

Seu testemunho visa a organizar as coisas temporais de acordo com Deus e impregnar o mundo com a força do Evangelho. Além de seguir e imitar a Cristo "mais de perto", estimular a prática das bem-aventuranças, a vida consagrada é na Igreja o instrumento da vida de Deus, que manifesta aqui neste mundo a presença dos bens celestes, dá testemunho da vida nova e eterna, prenuncia a ressurreição futura e a glória do Reino Celeste.

Pedimos que os leigos intercedam por todos os consagrados, principalmente para as religiosas e consagradas, para que cresçam na fidelidade ao Divino Esposo Jesus.

A vida consagrada embeleza nossa Igreja "O amor produz o conhecimento, e quanto mais uma pessoa ama a Deus, tanto melhor o conhece." (Santo Afonso de Ligório). Coordenadora nacional do Ministério para Religiosas e Consagradas ...


Cura Interior


Fotos do Retiro em Franca-SP
Cura Interior

Todos nós temos necessidade de cura interior, pois temos feridas internas, muitas vezes ocultas, imperceptíveis, mas que podem influenciar de modo muito negativo nossa formação, como o caráter, comportamento.
Há assim, impedimento para vivermos uma vida emocional equilibrada e relacionamentos sadios e impede também de crescermos em santidade.
Essas feridas são os traumas ou más recordações, que se manifestam com toda a sua força, fazem-nos reviver horas de medo, tensão, ódio e angústia.
Há também aqueles traumas que permanecem no subconsciente ou inconsciente e têm seu modo distintivo de influenciar o nosso comportamento. Vemos os seus efeitos, embora nem sempre conheçamos as causas.
Nossa mente tem três níveis, mas é no nível mais profundo, o do inconsciente, que estão armazenados esses acontecimentos de nossa vida que nos traumatizaram, eles podem influenciar nossas atitudes, nossas decisões e nossos relacionamentos (com Deus, com o mundo e com a gente mesmo).
Muitas vezes tentamos controlar essas lembranças dolorosas, mas nem sempre conseguimos e elas acabam tomando uma dimensão muito grande na nossa vida, na nossa vontade com consequências terríveis, como:
explosões de humor; crises de depressões; doenças psicossomáticas; comportamentos destrutivos (alcoolismo, drogas, gula, ativismo, problemas na sexualidade, etc.).
Os efeitos não são difíceis de reconhecê-los, ao contrário, pois são muitas as pessoas que vivem sempre na tristeza e na angústia; outras se desesperam por qualquer situação e até tentam se matar.

Há aquelas que são: pessimistas, tímidas, medrosas, inseguras, instáveis, inquietas, nada as alegra, não satisfazem de forma alguma. Enfim, outras há que jamais se libertam dos remorsos de culpas passadas e já não acreditam que Deus as ama.
Há as pessoas que tomam remédios para acalmar. Essas, porém, só afastam a tensão por um pouco de tempo, sem jamais descobrir a verdadeira causa. Outras se utilizam do álcool, drogas e todo tipo de prazer carnal, sem nada adiantar.
Na verdade, são prisões vivenciadas diariamente em decorrência desses traumas, havendo bloqueios, tendo dificuldade de relacionar com Deus, com os outros e de viver.
Ocorre, que colocamos nossas expectativas nas pessoas, esperamos muito delas, queremos ser amadas por elas e na verdade elas são tão imperfeitas e limitadas quanto qualquer um. Acabamos por nos sentir rejeitados, magoados, sozinhos e vazios...
Por isso, nos relacionamentos há sentimentos de posse que gera ciúmes, egoísmo, inveja, precisando ir na raiz do problema, para haver a cura.
Só Jesus é poderoso para penetrar nas nossas lembranças e transformá-las de trevas em luz ( Is 53 4-5).
Por isso, precisamos expor nossas feridas à luz curadora de Jesus, e deixarmos que ele venha transformá-las. "Jesus Cristo é sempre o mesmo ontem, hoje e por toda a eternidade" (Hb13,8).

A Cura faz parte da missão de Jesus.(Lc 4, 18ss). Só Ele pode curar as mágoas e as feridas do coração, como a timidez, frutos de traumas, medos, carências afetivas, etc. Jesus cura e enche de amor o lugar vazio com o próprio Espírito Santo.
Mas afinal, O que é a Cura Interior?
É pedir a Jesus que volte ao passado à época em que a pessoa foi traumatizada e cure os efeitos dos traumas.
Ou seja, é levar Jesus à causa do problema e pedir que Ele cure os efeitos causados no presente, iluminando e tirando das trevas, é uma viagem que a pessoa fará, através das lembranças, onde o principal companheiro de viagem é Jesus. E Jesus irá libertar, transformar, dando um novo sentido naquela situação.
Existem vários processos para nos submetermos à Cura Interior:
Oração de cura interior que trata das lembranças dolorosas de um modo geral.
Oração de cura interior profunda, que abrange as várias fases da vida de uma pessoa, pré-natal (concepção e estado de gestação), nascimento, primeira infância (0 a 6 anos), segunda infância (7 a 12 anos), puberdade, adolescência, juventude e fase adulta nos seus respectivos estados de vida.
Enfim, é muito abrangente a cura interior e vamos mencionar alguns pormenores, que são importantes, tais como:
Pré-natal - Emoções da mãe quando da gravidez produzindo sobre a criança um impacto, ao mesmo tempo, imediato e a longo prazo.
A partir do momento da concepção, o cérebro se desenvolve mais rapidamente, do que em qualquer outro período da vida. Esse desenvolvimento rápido tem um efeito definido sobre toda a vida da pessoa e explica a importância das primeiras experiências.
É certo, que a sensibilidade aguda faz as situações negativas parecerem piores do que na realidade o são, distorcendo a percepção dos acontecimentos. Assim, medos, culpas, ódios, tristezas podem ser causados por traumas sofridos pelas mães durante a gravidez.
Saiba que qualquer ameaça à vida durante a gestação pode causar angústia e medo a uma pessoa para sempre. Exemplificando: possibilidade de aborto e o temor da mãe de perder o bebê podem levar o feto a receber a mensagem do medo da morte.
Na verdade, o feto é bastante sensível aos sentimentos paternos e capta suas reações durante a gestação. Ex: Se há, por parte do pai, rejeição à mãe e/ou à criança, isso pode levar a sensação de inutilidade, sentimentos de inferioridade e falta de auto-estima.
Qualquer violência física ou verbal dirigida à mãe, durante a gravidez, é recebida pela criança como se fosse dirigida a ela, pois ainda não consegue perceber a separação entre elas.
Nascimento: Período que encerra elementos de tensão e medo que pode, de modo sutil impedir o nosso desenvolvimento psicológico. Qualquer desvio do processo normal ( fórceps, cesariana, posição inversa, parto prematuro, trabalho de parto demorado,...etc.) indicam a necessidade de cura.
Primeira Infância: As emoções que estão associadas ao medo, à dor, ao ódio produzem impulsos tão fortes em nosso sistema nervoso que ficam gravadas em nossa mente inconsciente, para sempre.
A criança talvez não se tenha sentido amada pela mãe, tenha tido um pai severo, viciado, mau, adúltero, que tenha tido tratamento desigual do outro irmão,talvez tenha ficado órfão, ou tenha presenciado brigas na família...
Devemos pedir ao Senhor que vá iluminando as áreas íntimas, em que se experimentou solidão, vazio; que liberte dos sentimentos de abandono, rejeição, medo... preenchendo com o Seu amor.
Segunda Infância: Na realidade, quanto mais avançamos na idade, maiores são as probabilidades de retorno aos atos que marcaram os dias de nossa vida.
Muitas vezes as lembranças de sofrimentos de nossa infância erguem barreiras entre nós e o amor de Deus.
- abusos sexuais; convívio social; início da educação escolar (experiências, críticas, punições, discriminações); rivalidades entre irmãos; preferências por parte dos pais; doenças...
Adolescência: É uma fase difícil para a maioria das pessoas. É o momento de maior confusão interior e mistura de sentimentos pelos quais uma pessoa passa. É um período de mudanças físicas, do surgimento de emoções novas, desejos de liberdade, independência, etc.
As emoções devidas à atitudes sexuais distorcidas e transmitidas pelos pais pode levar a pessoa a se tornar incapaz de formar ou manter relacionamento sexual saudável.

Idade Adulta: É o estágio mais longo de nossa vida. E é um tempo de passividade psicológica, mas que oferece ricas oportunidades de desenvolvimento emocional e espiritual para os que querem continuar crescendo.
 
Nesta fase, nos deparamos com muitas situações, as quais nos levam a sentirmos solidão, depressão, mágoas, angústias, tristeza, que mostre o seu sorriso nas horas de pranto, de desilusão, que console a pessoa.
Oração para uma cura específica - É um tipo de oração de cura interior que aborda um trauma emocional específico ou uma situação específica que foi revelada durante o discernimento.
Por exemplo: A cura de traumas sexuais; do matrimônio; dos relacionamentos; Injustiças;Perda de dinheiro;Fracassos econômicos; Falta de compreensão; Falta de diálogo e de amor no matrimônio; Traições ( por parte do cônjuge ou de amigos, familiares); Doenças; Demissões de emprego; Filhos rebeldes ou mal sucedidos.
Ao orarmos pela Cura Interior de forma cronológica, precisamos pedir que Jesus acompanhe a pessoa nesta viagem, e que elimine os temores do seu coração, que se faça presente com sua amizade nos momentos de solidão, que transforme em alegria toda a situação vivida.
Oração para cura dos ressentimentos (oração de perdão): Mc. 11, 25-26
A falta de perdão deixa o nosso coração doente, vai acumulando sujeira, cria uma crosta escura difícil de ser removida.
Se não perdoamos, as mágoas vão se acumulando, e gerando revoltas, rancor e cada vez fica mais difícil perdoar.
O perdão é uma decisão, é um ato de vontade.

Oração de Perdão

Retiro de Cura e Libertação em Americana-SP

Irmã Rejane em São Luis do Maranhão




Prezados Leitores, vamos transcrever um artigo publicado pela Renovação Carismática Católica de São Luis do Maranhão, sobre a fundadora do Instituto das Irmãs Pequeninas do Sacratíssimo Coração de Jesus, que menciona:
A primeira pregação do Rebanhão 2011 deste domingo (06 de março) foi ministrada pela irmã Rejane dos Santos, religiosa que entregou a vida ao trabalho da Igreja. Ela é mineira, de Montes Claros e atualmente realiza um trabalho missionário em Bela Vista do Maranhão. Com o sotaque mineirinho, a irmã pregou no ginásio do Castelinho com empolgação contagiante sobre o grande amor que Deus tem por cada um de nós.
Irmã Rejane falou do desejo de todo ser humano de ser feliz, e que se temos esse desejo é porque um dia experimentamos esse sentimento. Inspirada na Palavra de Isaias 49, 14-19, a pregação segue declarando o amor de Deus por cada um de nós, que o Senhor ensina que para servi-lo e andar com ele, a pessoa não precisa se transformar em outra, se tornar um esquisito, mas Deus ama como você é.
Aos dezesseis anos ela sofria de depressão e tinha tentado o suicídio, testemunhou como se deu a sua conversão no grupo de oração , o quanto ela resistia, mas que no momento de Adoração ao Santíssimo, ela foi visitada pelo Senhor e se derramou em lágrimas. O depoimento da irmã emociona ao declarar que foi tamanha a sua paixão por Deus que se decidiu se casar com Ele, buscando a vida de religiosa.
Juscinete Nascimento foi recém-eleita coordenadora do Grupo de Oração Nova Aliança no bairro do Cohatrac, ela confessa que ficou impressionada como o Senhor tem derramado o seu Espírito Santo na sua Igreja, nos padres, nas freiras. Ela participa há cinco anos do Rebanhão e ficou surpresa quando soube que uma freira viria para o Rebanhão. "Ela empolgou com a sua alegria e seu testemunho de vida, quando o Senhor transforma, Ele muda totalmente", conclui a participante do XIX Rebanhão.

Retiro de Cura e Libertação em Franca-SP




Fotos do Retiro

Mais de 500 pessoas estiveram participando do Retiro de Cura Profunda e Avivamento para Servos, no salão da Capela Nossa Senhora da Rosa Mística, em Franca-SP, no dia 15 e 16 de Janeiro de 2011.

Transcrevemos o comentário da equipe de Franca sobre o Retiro:

"O Encontro iniciou-se no sábado com a Santa Missa presidida pelo Padre Dalmácio, que em sua homilia nos falou sobre o amor de Deus e a verdade Divina que é infinitamente maior que as mentiras humanas.
Encerrando a Santa Missa aconteceu um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento. Jesus em nosso meio demonstrou seu imenso amor e já de início nos antecipou quão grandes maravilhas havia preparado para nós neste retiro. As promessas do Senhor foram de abundantes graças.
Após o café da manhã, a Irmã Rejane conduziu um momento de oração, auxiliada pelos Padres Dalmácio e Wellington, e pela graça da presença de Deus foram proclamadas diversas curas físicas, emocionais e espirituais.
À tarde aconteceu um momento de cura dos traumas da gestação, conduzido pela Irmã Rejane, que após explicar sobre as fases de desenvolvimento humano na gestação exerceu seu ministério (cura e libertação).
Foi um momento de profunda intimidade com Deus que nos curou dos traumas desde a concepção até o nascimento. Foi uma renovação!!!
Durante a manhã do domingo (16/01) continuamos em oração pedindo ao Senhor a graça de uma experiência pessoal com ele para a cura de nossas feridas.
A Alegria da Irmã é contagiante e nos levou a louvar o Senhor com entusiasmo e muita alegria.
Encerramos o encontro com a Santa Missa presidida pelo Padre Everaldo e concelebrada pelo Padre Wellington em uma belíssima celebração.
Repleto é a palavra que define o encontro deste final de semana, não somente de pessoas, mas da graça superabundante de Deus em nosso meio."

Não podemos ser egoístas.

Irmã Rejane relata a experiência que teve na Canção Nova,
na hora do ofertório.

Irmã Rejane em Orlândia-SP para a Festa da Divina Misericórdia.

A devoção à Divina Misericórdia

Esta devoção se baseia nos ensinamentos dados por Jesus à Irmã Faustina Kowalska.
As formas dessa devoção, de extrema eficácia à salvação das almas, são: a Imagem, a Festa (1º domingo depois da Páscoa), a Novena, o Terço, e a Hora da Misericórdia (às três horas da tarde).
Irmã Faustina teve seus escritos proibidos por mais de 20 anos. Em 1978, a Santa Sé, após um exame minucioso de documentos originais aos quais não havia tido acesso antes, reverteu completamente a decisão de proibir a divulgação da imagem e da devoção à Divina Misericórdia. O Papa João Paulo II, foi o maior responsável por essa reversão, como Arcebispo da diocese de Irmã Faustina em Cracóvia.
Irmã Faustina foi beatificada em 1994 e canonizada em 30 de abril de 2000, como Santa Maria Faustina do Santíssimo Sacramento.
A Festa
O Diário de Irmã Faustina contém pelo menos quinze ocasiões nas quais se refere ao pedido do Senhor para que fosse estabelecida em toda a Igreja, oficialmente, a "Festa da Misericórdia". Ele disse: 
"Desejo que a Festa de Misericórdia seja refúgio e abrigo para todas as almas, especialmente para os pecadores. Nesse dia estão abertas as entranhas da minha Misericórdia. Derramo todo o mar de graças nas almas que se aproximarem da fonte da minha Misericórdia. A alma que se confessar e comungar alcançará o perdão das culpas e castigos. Nesse dia estão abertas todas as comportas divinas, pelas quais fluem as graças...
Desejo que seja celebrada solenemente no primeiro domingo depois da Páscoa. A humanidade não terá paz enquanto não se voltar à fonte da minha Misericórdia." 

(Diário no.699)
Assim, no dia 30 de abril de 2000, o Papa João Paulo II declarou que "Em todo o mundo, o Segundo Domingo da Páscoa receberá o nome de Domingo da Divina Misericórdia, um convite perene ao mundo cristão para encarar, com confiança na divina benevolência, as dificuldades e provações que a humanidade enfrentará nos anos vindouros".