sábado, 27 de agosto de 2011

Morre D. Clemente Isnard, ex-vice-presidente da CNBB

 No fim da tarde dessa quarta-feira, 24 de agosto, faleceu Dom Clemente José Carlos Isnard, OSB, bispo emérito de Nova Friburgo e monge do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro.
Ele tinha 94 anos de idade, 74 de profissão monástica, 68 de ordenação sacerdotal e 51 de episcopado.

Segundo informa um comunicado do Mosteiro, Dom Clemente estava em Recife, hospedado na residência de um amigo, quando inesperadamente veio a falecer.

Tendo pedido para ser sepultado onde viesse a morrer, seria inumado no claustro do Mosteiro de Olinda, no final da tarde desta quinta-feira.

Na esperança do Cristo Ressuscitado e entristecidos pela separação deste nosso pai e irmão muito querido, recomendamos sua alma aos sufrágios dos Irmãos e Irmãs de nossa Congregação.

Dom Clemente nasceu no Rio de Janeiro, a 8 de julho de 1917. Pertencia à Ordem de São Bento (beneditino). Recebeu a ordenação presbiteral em dezembro de 1942, recorda breve biografia divulgada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Em 25 de julho de 1960, foi ordenado bispo para a diocese de Nova Friburgo, onde esteve até ficar emérito em 1992. A partir desta data, tornou-se vigário geral da diocese de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, até o ano de 2004.

Dom Clemente tinha como lema episcopal “Seguindo a Ti como pastor”. Exerceu inúmeras atividades, tendo destacada atuação no Concílio Ecumênico Vaticano II em relação à liturgia.

Foi membro do Conselho Federal de Cultura (1961), do Conselho Estadual de Educação (1961-1964) e do Conselho para Execução da Constituição de Liturgia (1964-1969).

Foi ainda Secretário Nacional de Liturgia (1964); Membro da Comissão Episcopal Pastoral da CNBB; Vice-presidente da CNBB (1979-1982); presidente do Departamento de Liturgia do CELAM (1979-1982); 2º Vice-presidente do CELAM (1983-1987); membro da Congregação para o Culto Divino; membro do 1º Sínodo dos Bispos em 1967.


Dom Clemente participou também das Conferências do Episcopado Latino-americano de Puebla (1979) e Santo Domingo (1992).


Consagração ao Coração de Jesus, cume desta JMJ”


A consagração dos jovens ao Coração de Jesus, realizada por Bento XVI durante a vigília em Cuatro Vientos no último sábado, foi o momento culminante da 26ª Jornada 
Mundial da Juventude (JMJ).
 

Papa quis, com este gesto, sublinhar, diante de jovens desejosos de transformar o mundo, que é preciso priorizar o;ser; sobre o;fazer.
Somente os enamorados de Cristo podem transformar o mundo! E para poder levar a cabo esta tarefa de transformação do mundo, é necessário;ser de Cristo;, ter intimidade com Ele, deixar-nos mover pelo seu Espírito.
O Papa utilizou uma fórmula simples, apresentando todos os jovens diante de Jesus Cristo: ;(...) "com ardente oração, eu os consagro ao vosso Coração, para que, enraizados e edificados em Vós, sejam sempre vossos, na vida e na morte. Que jamais se separem de Vós"


Foi uma imagem impressionante do Papa, que nos trazia à memória a conhecida com;oração sacerdotal de Jesus Cristo (cf. Jo 17), na qual Ele orou ao Pai para que não lhe fosse .arrebatado nenhum daqueles que lhe haviam sido 
confiados.
.
Apresentamos, a seguir, a oração com que Bento XVI consagrou os jovens ao Sagrado Coração de Jesus no sábado, 20 de agosto, durante a vigília de oração da JMJ em Cuatro Vientos, no final da adoração e antes da bênção.
***
Senhor Jesus Cristo, Irmão, Amigo e Redentor do Homem,
olhai com amor os jovens aqui reunidos e abri para eles a fonte eterna
da vossa misericórdia, que mana do vosso Coração aberto na Cruz.
Dóceis ao vosso chamado, eles vieram para estar convosco e adorar-vos.
Com ardente oração, eu os consagro ao vosso Coração,
para que, enraizados e edificados em Vós, sejam sempre vossos,
na vida e na morte. Que jamais se afastem de Vós!
Outorgai-lhes um coração semelhante ao vosso, manso e humilde,
para que escutem a vossa vontade e sejam, no meio do mundo,
louvor da vossa glória, de maneira que todos os homens,
contemplando as suas obras, deem glória ao Pai,
com quem viveis feliz para sempre,
na unidade do Espírito Santo,
pelos séculos dos séculos.
Amém.


CNBB lança SOS África




CNBB
A crise na Somália já matou 30 mil crianças de fome nos últimos meses
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira deram início à Campanha SOS África de ajuda às vítimas da seca na região nordeste do continente, conhecida como Chifre da África (Somália, Uganda, Etiópia, Quênia, Djibuti e Eritréia).

A região, principalmente a Somália, passa pela seca mais intensa dos últimos 60 anos. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), cerca de 12 milhões de pessoas estão sentindo os efeitos da fome na região.

Os dados apontam também que, além da seca, a região vem sofrendo, nos últimos meses, com a fome, conflitos e a alta dos preços dos alimentos. A crise na Somália já matou 30 mil crianças de fome.

Cerca de 400 mil refugiados somalis, quase 5% de toda a população do país, encontram-se acampados em Mogadíscio e áreas ao redor. Aproximadamente 100 mil pessoas chegaram somente em junho e julho, segundo a ONU.

Um novo relatório da Organização Católica para a Solidariedade e ajuda humanitária sublinha que "a cada 11 semanas", 10% das crianças somalis com menos de cinco anos "perde a vida".

O ‘Situation report' da Cáritas Somália, enviado à agência Fides, do Vaticano, confirmou que "as estruturas de saúde da Somália estão tentando enfrentar a chegada maciça de deslocados internos que estão lotando os centros urbanos em busca de assistência".

Para reverter essa situação, você pode contribuir com campanha da CNBB e Cáritas, em favor das vítimas no Chifre da África, através de doações de qualquer valor.

Banco do Brasil: AG. 3475-4, C/C 26.116-5
Caixa Econômica Federal: AG. 1041, OP. 003, C/C 1751-6
Banco Bradesco: AG. 0606-8, C/C 187587-6
*para DOC e TED o CNPJ é: 33.654.419/0001-16


Mensagem do Papa Bento XVI para as religiosas


A vossa radicalidade vence a mediocridade do mundo!




Papa propõe a elas um estilo de vida que seja “exegese da Palavra de Deus


Bento XVI dirigiu-se hoje a cerca de mil jovens religiosas, quase todas espanholas, procedentes de 294 institutos, das quais 400 pertencem à vida contemplativa.
O encontro aconteceu no Pátio de los Reys do Mosteiro de El Escorial, um monumento composto por um palácio real, uma basílica – onde estão enterrados alguns reis da Espanha – e um mosteiro, que abriga uma comunidade beneditina masculina.
Em sua chegada, o Papa foi recebido por quatro jovens religiosas, que o acompanharam até um palco montado no pátio, de onde Bento XVI falou aos presentes.
“Sinto uma grande alegria por poder encontrar-me convosco, que consagrastes a vossa juventude ao Senhor”, disse o Papa, entre aplausos.
O pontífice convidou as jovens consagradas a aprofundar no sentido de sua consagração, a “viver no seguimento de Cristo casto, pobre e obediente”, convertendo sua própria vida em “uma exegese viva da Palavra de Deus”.
Neste sentido, insistiu na importância da volta da radicalidade do estilo de vida, uma radicalidade que se deve entender como um “ir à raiz do amor a Jesus Cristo com um coração indiviso, sem nada antepor a esse amor”.
Este testemunho “adquire uma especial relevância hoje, quando se constata uma espécie de eclipse de Deus, uma certa amnésia, senão mesmo uma verdadeira rejeição do cristianismo e uma negação do tesouro da fé recebida, com o risco de se perder a própria identidade profunda”, afirmou.
Por isso, frente “ao relativismo e à mediocridade, surge a necessidade desta radicalidade que testemunha a consagração como uma pertença a Deus sumamente amado”.
Esta radicalidade – sublinhou o Papa – deve-se dar “na comunhão filial com a Igreja”, com os pastores, com o Magistério da Igreja e a tradição cristã, assim como com a própria família religiosa, “conservando agradecidas o seu genuíno património espiritual e apreciando também os outros carismas”.
Na Espanha, existem quase três vezes mais religiosas do que religiosos (303 institutos frente a 104), com um total de quase 50.000 religiosas, tanto contemplativas como de vida apostólica ativa.
Madri é, depois de Roma, a diocese com maior número de comunidades religiosas e com o maior número de consagrados do mundo. Só de ordens contemplativas, há 34 mosteiros femininos e 3 masculinos. De vida apostólica ativa, na arquidiocese há cerca de 1.100 famílias religiosas, com quase 3 mil consagrados e 8 mil consagradas.
--- --- ---




sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Atriz de "O Exorcista” revela que submeter-se a um aborto foi a pior coisa de sua vida

Burstyn, que acaba de publicar suas memórias em um livro, conversou com a rádio CFRB de Toronto sobre sua publicação “Lessons of Becoming Myself” e narrou episódios de sua longa e bem-sucedida carreira no cinema.
A Burstyn, de 74 anos de idade, perguntaram-lhe qual foi o momento “mais baixo” de sua vida e o entrevistador lhe mencionou o fato de ter sido mãe solteira, as brigas com seu filho e outros dramas.
A atriz disse: “Sabe, ódio falar disto no ar, mas foi me submeter a um aborto.Foi uma experiência extremamente dolorosa“.
O entrevistador lhe perguntou se sentiu que não tinha outra opção. “Nesse momento era apenas jovem e tola, realmente não queria ter um bebê nesse momento. Foi incorreto fazê-lo e realmente não o compreendi até depois. Isso foi muito doloroso, provavelmente o pior”, respondeu Burstyn.

Atores de Transformers e High School Musical apresentam o lado católico de Hollywood .

Atores de Transformers e High School Musical apresentam o lado católico de HollywoodO ator de ‘Transformers’ Matthew Marsden assegurou que os atores e atrizes de Hollywood “não são só entretenimento” e que muitos deles “são católicos, têm fé e vão à igreja com suas famílias” embora isto não saia nas revistas.
“Não vamos ver nos titulares que um ator vai à missa, mas há muitos atores católicos em Hollywood”, sublinhou Marsden que quis “mostrar esse outro lado” da balança do cinema durante a apresentação do Programa de Cinema da JMJ no qual serão exibidos vários filmes de temática religiosa.
Durante a roda de imprensa para explicar o programa cinematográfico que pela primeira vez na história é incluído na JMJ, a responsável da área de Cultura da JMJ, Carla Díez de la Rivera, destacou que “o Senhor está esperando no tapete vermelho da rua do Fuencarral para aproximar-se dos corações” porque, em sua opinião, Deus quer falar através do conteúdo plasmado em um filme ou através das interpretações dos distintos atores.
Por isso, vaticinou que “o Senhor vai transformar a vida de muitas pessoas esta quarta-feira” e pediu aos assistentes que se deixem “desconcertar por Deus”.
Nesse sentido, a responsável pelas atividades de cinema da JMJ, Teresa Ekobo, elogiou que o cinema religioso seja possível e agradeceu a “gratuidade absoluta” dos filmes, que foram cedidas por seus autores para este programa, ao mesmo tempo que agradeceu a generosidade dos donos dos cinemas da rua Fuencarral, que esta tarde estarão abertos para a exibição de mais de uma vintena de filmes em 16 salas.
Estrela juvenil: Não tudo é glamour
Do mesmo modo, a atriz de ‘High School Musical’ e a primeira Embaixatriz da ONU para a Juventude –desde novembro de 2010–, Monique Coleman, destacou que teve a sorte de fazer seus sonhos realidade mas que não estaria onde está sem sua fé nem sem a força de Deus. Por isso, afirmou que quer compartilhar sua fé com os jovens.
“É importante para mim expor a verdade aos jovens, para que vejam que não tudo é ‘glamour’ a forma em que se fazem realidade os sonhos. É muito importante que os jovens conheçam quem são, que aprendam a amar-se a si próprios, a aprender de si mesmos. O cinema é visto como algo superficial e neste momento eu busco mostrar a outras pessoas que fazer o bem pode repercutir no mundo”, refletiu a jovem atriz, que disse estar na JMJ porque é “uma pessoa jovem que ama aos jovens e que acima de tudo ama a Deus”.
Por sua parte, o produtor do longa ‘A paixão de Cristo, Steve Mc Eveety, explicou que sua presença na JMJ se deve ao fato que ele queria ver milhares de jovens celebrando o Papa Bento XVI, porque esta é a primeira vez que se inclui o cinema na JMJ e porque aproveitou para realizar o Caminho do Santiago com sua família durante os dias prévios.
Um ator ao seminário
Enquanto, o protagonista do filme francês ‘Il Etait une Foi’, Gabriel de Lepinau, anunciou que no próximo ano ingressará no Seminário e explicou que ele e seu companheiro de filme Charles Guilhamon, percorreram o ano passado 12.000 quilômetros em 20 países para descobrir a fé das pessoas com o passar do mundo e, especialmente, em lugares onde os cristãos estão esquecidos ou perseguidos, como o Iraque, Índia, Nepal ou em algumas comunidades da Amazônia.
Deste modo, ambos explicaram que viajaram a estes países em bicicleta, de igreja em igreja para descobrir “todas as caras”. “Esta viagem tinha que apoiar-se na confiança na providência divina”, assinalou Lepinau.
Por sua parte, o padre William Raymond, que dirige uma produtora que desde 1947 se dedica a filmes religiosos em Hollywood, explicou que sua última produção ‘O Rosário das Estrelas’ surgiu como resultado da proposta de João Paulo II de que os jovens não deixassem de rezar o rosário, para o que no filme se mostra como várias estrelas do mundo do cinema, do espetáculo e do esporte, rezam o rosário e se costuma fazê-lo, e também destacou que é possível rezar via online com “gente famosa”.

Polêmico roteirista de Hollywood revela sua conversão ao Catolicismo

.- Joe Eszterhas é um roteirista de cinema conhecido em Hollywood como o criador do “thriller erótico”, um gênero composto por filmes escuros que combinam o sexo e a violência. Em uns dias publicará seu mais recente livro no que narra sua assombrosa conversão ao Catolicismo.
Eszterhas se fez milionário por escrever os roteiros de filmes bem sucedidos como Basic Instinct, Showgirls e Jagged Edge, todas conhecidas por seu explícito conteúdo sexual. Além disso foi editor da revista Rolling Stone.
O escritor, nascido em 1944, cresceu em campos de refugiados na Hungria depois da Segunda guerra mundial até que chegou com sua familia  a Cleveland. Estados Unidos.  Trabalhou como repórter de notícias policiais, cobrindo incontáveis tiroteios e brigas urbanas.
Nesse tempo, conta que sua vida era muito escura, cheia de morte, assassinatos, crímes e caos, o que marcou sua posterior carreira de roteirista.
No verão do ano 2001, Eszterhas foi diagnosticado com câncer de garganta. Deveu submeter-se a uma delicada cirurgia e recebeu a ordem médica de deixar o álcool e o tabaco. Eszterhas tinha 56 anos, sempre teve um estilo de vida meio louco e sabia que mudar seus hábitos não seria fácil.
Um dia, que Eszterhas descreve como “infernalmente caloroso”, estava caminhando pela rua quando se deu conta que sua vida tinha tocado fundo.
“Estava virando maluco. Estava muito nervoso. Tremia. Não tinha paciência para nada. Cada terminação nervosa demandava um gole e um cigarro”, recorda. Sentou-se no chão, começou a chorar e de repente começou a rezar. “Por favor, Deus, me ajude”, disse.
Nesse momento, percebeu que não rezava desde menino. “Não podia acreditar o que dizia. Não soube por que o tinha dito. Nunca antes o fiz”, lembra.
Imediatamente, Eszterhas se sentiu sobressaltado por um sentimento de paz e se acabaram seus tremores. Nesse momento, tal como aconteceu com  Saulo a caminho de Damasco, viu “uma luz brilhante, deslumbrante, quase me deixava cego e me fez cobrir meus olhos com as mãos”.
Para Eszterhas, esta experiência foi determinante. Deixou de duvidar sobre poder viver sem tabaco nem álcool, ou seja que podia vencer-se a si mesmo e triunfar.
Nesse momento começou seu caminho de volta à Igreja mas o escândalo sexual que afetou duramente aos católicos nos Estados Unidos se converteu em um escolho para terminar seu retorno. Por isso optou por assistir a serviços não denominacionais, mas finalmente se convenceu de que não podia deixar de ser católico.
“A Eucaristia e a presença do corpo e sangue de Criato está em minha mente e é uma experiência assustadora. A Comunhão é poderosa e é quase um sentimento celestial”, afirma.
Ainda agora recebe ofertas para escrever roteiros sobre temas sinistros. Entretanto, assegura que gastou muita vida explorando o lado escuro da humanidade e não quero voltar a isso nunca mais”.
“Minha vida mudou desde que Deus entrou em meu coração. Não me interessa a escuridão. Tenho quatro filhos formosos, uma esposa a quem adoro, adoro estar vivo e curto cada momento de minha vida. Minha visão se iluminou e não quero retornar a esse lugar escuro”.
No último ano, os médicos lhe deram de alta  e assegura que venceu o câncer graças ao que ele considera um milagre. Este é o motivo pelo qual escreveu seu novo livro titulado “Crossbearer: A memoir of faith” (Portador de Cruz: Uma lembrança de fé), para dar graças a Deus e lhe contar ao mundo o que Ele fez em sua vida.

Papa Bento XVI anuncia o Rio como sede da 27ª Jornada Mundial da Juventude

Papa Bento XVI anuncia o Rio como sede da 27ª Jornada Mundial da Juventude

MADRI – Eram 11:39h (6:39h de Brasília) quando o papa Bento XVI, finalmente, anunciou o que todos os brasileiros esperavam: o Rio de Janeiro será sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2013. Assim que o papa fez o anúncio, os brasileiros, agitaram suas bandeiras e gritaram o nome “Brasil, Brasil”, que ecoou em meio aos quase dois milhões de pessoas que se reuniram para a missa de encerramento da 26ª JMJ no aeródromo Quatro Ventos, em Madri.
Um grupo de jovens brasileiros recebeu dos madrilenhos a Cruz e o ícone da Jornada, que percorrerão as dioceses de todo o Brasil. A chegada dos símbolos será em São Paulo, no próximo dia 18 de setembro.
JMJ-encerramento4Bento XVI chegou a Quatro Ventos ás 8:45h (hora local) e percorreu todo o aeródromo de papamóvel, sendo saudado pela multidão, que não se cansava de gritar seu nome e dizer: “Esta é a juventude do papa”. Cansado, mas feliz, o papa saudava a multidão que passou a noite no local em vigília, iniciada ontem pelo papa. A missa começou por volta das 9:30h.
Em sua homilia, o papa disse aos jovens que “não se pode seguir a Jesus sozinho”. “Quem cede à tentação de ir por sua conta ou de viver a fé segundo a mentalidade individualista, que predomina na sociedade, corre o risco de não de não encontrar nunca a Jesus Cristo, ou de seguir uma imagem falsa dele”, afirmou Bento XVI.
O papa pediu aos jovens que amem a Igreja e os incentivou a participarem nas paróquias, comunidades e movimentos e a participarem da missa aos domingos e se confessarem regularmente, além de uma assídua vida de oração. Ele lembrou que a Igreja não é uma “simples instituição humana, como outra qualquer, mas está “estreitamente unida a Deus”.
Bento XVI pediu, ainda, que os jovens deem testemunho de sua fé no mundo. “O mundo necessita do testemunho de vossa fé, necessita certamente de Deus”. Ele os exortou a serem discípulos missionários de Jesus Cristo em outros países “onde há multidão de jovens que aspiram a coisas maiores”.
JMJ-encerramento1O papa foi saudado, no final da missa, pelo presidente do Pontifício Conselho para os Leigos que repetiu o lema que mais se ouviu pelas ruas de Madri nesta Jornada: “Esta é a juventude do papa”, ao que os jovens responderam com longo aplauso.
Bento XVI fez também benzeu o crucifixo, que todos receberam em suas mochilas no início da Jornada. Ele entregou o crucifixo a cinco jovens e fez o envio de todos. Ao se despedir, reforçou o pedido para que os jovens sejam missionários. “Convido-vos a dar um testemuno destemido de vida cristã diante dos outros. Assim sereis fermento de novos cristãos e fareis com que a Igreja se levante robusta no coraçao de muitos”, destacou.

VIGÍLIA DE ORAÇÃO COM OS JOVENS HOMILIA DO PAPA BENTO XVI


Sábado, 20 de Agosto de 2011 
   
Queridos amigos!

Saúdo-vos a todos, e de modo particular aos jovens que me formularam as perguntas, agradecendo-lhes a sinceridade com que expuseram as suas inquietações, que exprimem de certo modo o anseio de todos vós por alcançar algo de grande na vida, algo que vos dê plenitude e felicidade.
Mas, como pode um jovem ser fiel à fé cristã e continuar a aspirar a grandes ideais na sociedade actual? No evangelho que escutámos, Jesus dá-nos uma resposta a esta importante questão: «Assim como o Pai Me tem amor, assim Eu vos amo a vós. Permanecei no meu amor» (Jo 15, 9).
Sim, queridos amigos, Deus ama-nos. Esta é a grande verdade da nossa vida e que dá sentido a tudo o mais. Não somos fruto do acaso nem da irracionalidade, mas, na origem da nossa existência, há um projecto de amor de Deus. Assim permanecer no seu amor significa viver radicados na fé, porque esta não é a simples aceitação dumas verdades abstractas, mas uma relação íntima com Cristo que nos leva a abrir o nosso coração a este mistério de amor e a viver como pessoas que se sabem amadas por Deus.

Se permanecerdes no amor de Cristo, radicados na fé, encontrareis, mesmo no meio de contrariedades e sofrimentos, a fonte do júbilo e a alegria. A fé não se opõe aos vossos ideais mais altos; pelo contrário, exalta-os e aperfeiçoa-os. Queridos jovens, não vos conformeis com nada menos do que a Verdade e o Amor, não vos conformeis com nada menos do que Cristo.

Precisamente agora, quando a cultura relativista dominante renuncia e menospreza a busca da verdade, que é a aspiração mais alta do espírito humano, devemos propor, com coragem e humildade, o valor universal de Cristo como Salvador de todos os homens e fonte de esperança para a nossa vida. Ele, que tomou sobre si as nossas aflições, conhece bem o mistério do sofrimento humano e mostra a sua presença amorosa em todos aqueles que sofrem. Estes, por sua vez, unidos à paixão de Cristo, participam intimamente da Sua obra de redenção. Além disso, a nossa atenção desinteressada pelos doentes e aos desamparados, sempre será um testemunho humilde e silencioso do rosto compassivo de Deus.

Queridos amigos, que nenhuma dificuldade vos paralise: Não tenhais medo do mundo, nem do futuro, nem da vossa fraqueza. O Senhor concedeu-vos viver neste momento da história, repleto de grandes possibilidades e oportunidades, para que, graças à vossa fé, continue a ressoar o nome de Cristo em toda a terra.

Nesta vigília de oração, convido-vos a pedir a Deus que vos ajude a descobrir a vossa vocação na sociedade e na Igreja e a perseverar nela com alegria e fidelidade. Vale acolher dentro de nós o chamado de Cristo e seguir com coragem e generosidade o caminho que Ele nos proponha.

A muitos, o Senhor chama ao matrimónio, no qual um homem e uma mulher, formando uma só carne (cf. Gn 3, 24), se realizam numa profunda vida de comunhão. É um horizonte de vida ao mesmo tempo luminoso e exigente; um projecto de amor verdadeiro, que se renova e consolida cada dia, partilhando alegrias e dificuldades, e que se caracteriza por uma entrega da totalidade da pessoa. Por isso, reconhecer a beleza e bondade do matrimónio significa estar conscientes de que o âmbito adequado à grandeza e dignidade do amor matrimonial só pode ser um âmbito de fidelidade e indissolubilidade e também de abertura ao dom divino da vida.

A outros, diversamente, Cristo chama-os a segui-Lo mais de perto no sacerdócio ou na vida consagrada. Como é belo saber que Jesus vem à tua procura, fixa o seu olhar em ti e, com a sua voz inconfundível, diz também a ti: «Segue-Me» (cf. Mc 2, 14). 
Queridos jovens, para descobrir e seguir fielmente a forma de vida a que o Senhor chama cada um de vós, é indispensável permanecer no seu amor como amigos. E, como se mantém a amizade se não com o trato frequente, o diálogo, o estar juntos e o partilhar anseios ou penas? Dizia Santa Teresa de Ávila que a oração não é outra coisa senão «tratar de amizade – estando muitas vezes tratando a sós – com Quem sabemos que nos ama» (Livro da Vida, 8). 
Convido-vos, pois, a ficardes agora em adoração a Cristo, realmente presente na Eucaristia; a dialogar com Ele, a expor na sua presença as vossas questões e a escutá-Lo. Queridos amigos, rezo por vos com toda a minha alma; suplico-vos que rezeis também por mim. Peçamos-Lhe, ao Senhor, nesta noite que, atraídos pela beleza do seu amor, vivamos sempre fielmente como seus discípulos. Amen.

Onde está a paz?

Para muitos encontrar a paz não é coisa fácil,isso porque  abuscam num sentido contrário.
Definem paz como ausência de sofrimento e problemas,como o estado estável da alma.Quando na verdade,o sentido da paz vai além disso.
Diria que paz e fé são palavras irmãs e devem sempre andar juntas.
O antigo testamento,nos diz que Elias estava a procura de Deus,e passou uma tempestade,e Deus não estava,um vento forte e Ele não estava,e depois uma brisa suave e calma,ali Elias o encontrou.
Olhando para essa escritura,chegamos a conclusão,que sem Deus,não há paz,e só Nele encontramos repouso.


Podemos estar rodeados de problemas,numa grande tempestade,a certeza da presença e do amor de Deus é que gera a paz,e assim a encontramos.Sempre que olharmos para o céu,e crermos que há um Deus imenso,cheio de clemência,a cuidar de nós.
Tenhamos em mente que tudo passa,só Deus permanece.
NÃO SE PERTUBE O VOSSO CORAÇÃO

Laudimila(postulante IPSCJ)

domingo, 21 de agosto de 2011

Homenagem das Pequeninas à Mãe Espiritual no dia celebrado pelas Vocações Religiosas




Madre Rejane Rodrigues dos Santos,

Nós, as "Pequeninas do Sacratíssimo Coração de Jesus", não podemos deixar passar essa data em branco, mesmo porque esse dia é muito especial na sua vida e também, de todos os religiosos.

Afinal, no dia de hoje, terceiro domingo do mês de agosto, lembramos a vocação religiosa, isto é, a vocação daqueles e daquelas que se consagraram, através dos votos religiosos, a viver em comunidade, uma total consagração a Deus, segundo o carisma da respectiva Ordem ou Congregação Religiosa.

A liturgia celebra neste terceiro domingo de agosto a Solenidade da Assunção de Maria, assim, a nossa reflexão sobre a vocação religiosa se situa dentro de uma celebração mariana e sabemos do seu amor pela mãe de Jesus, do seu elo de ligação com ela.

Podemos até dizer que foi Maria a primeira a viver os votos religiosos, já que ela de fato tinha pensado num casamento "josefino", isto é, "sem coabitarem", como expressa o Evangelho, sem o convivio conjugal, um verdadeiro voto de castidade.

Portanto, Madre Rejane, neste dia especialíssimo para a senhora e muito bem lembrado por todas as pequeninas, não podemos deixar de te homenagear.

Porque a senhora na verdade, é uma verdadeira mãe, aquela que tem um zelo especialíssimo pelas filhas espirituais, que ama, corrige, acolhe, dá bronca, ensina e paparica nos momentos que pode.

Assim, madre querida, nossa família te parabeniza, incluindo uma pequenina intrusa que sempre está em tudo, mas que como todas as pequeninas do Instituto também te quer muito bem, estamos falando de Augusta.

Parabéns e que nosso Instituto cresça cada vez mais e que a senhora tenha uma multidão de filhos.

Te Amamos, Pequeninas....

Mais alguns vídeos postados no Youtube de Irmã Rejane




















quinta-feira, 18 de agosto de 2011

"Solidários, seremos união. Separados uns dos outros, seremos pontos de vista."

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

 - Madri se veste de gala para receber os jovens de todas as partes do mundo que nestas horas estão chegando à capital espanhola. Muitos já fizeram a experiência da pré-jornada, como é o caso de 150 jovens cariocas que foram acolhidos em uma paróquia de Barcelona. Não cansam de recordar a belíssima experiência vivida nos dias passados. Mas agora a grande festa da juventude católica mundial se concentrará, a partir de hoje, em Madri. As ruas enfeitadas com o logo da Jornada Mundial da Juventude acolhem jovens cansados de uma longa viagem, mas felizes de se encontrarem com tantos outros de todas as partes do mundo. Na noite de hoje, a Santa Missa de acolhida dos jovens na Praça de Cibeles é presidida pelo Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio Maria Rouco Varela.
...
Os jornais espanhóis dão espaço à grande manifestação da juventude católica, e não católica, já que são muitos aqueles que estão trabalhando no exército de 30 mil voluntários que são a alma dos eventos centrais dos próximos dias. Os números de participantes oscilam, mas todos são concordes em afirmar que a cifra, no final, superará um milhão de participantes.
A Igreja espanhola não se cansa de exortar seus jovens a participarem da Jornada de Madri e a não terem medo de se manifestarem como cristãos. “Hoje temos, especialmente no Ocidente europeu, uma cultura laicista que pretende que a fé e a religião não façam parte da convivência social e se reduzam à privacidade; devemos manifestar publicamente nossa fé e nossa condição de cristãos”, afirmou o Arcebispo de Barcelona, Dom Lluis Martínez Sistach.
Madri é um ir e vir de jovens carregando suas mochilas cor vermelha e laranja. Uma mochila que contém os complementos distintivos dos participantes na Jornada Mundial: uma camiseta com o logo oficial e um chapéu australiano para proteger do sol. Também, o passe de peregrino para ter acesso aos atos centrais. O passe de transportes JMJ, para se mover pela cidade sem custos adicionais. E muito mais: um leque, um terço e um ‘remédio’ muito especial que consiste num crucifixo com um prospecto original. Também uma garrafa comemorativa da JMJ de Madrid e um CD com o hino oficial da JMJ.
Além disso, o ‘pack de peregrino’, como é chamado aqui, conta com o Evangelho segundo São Mateus editado em seis idiomas; o livro das cerimônias; e o Youcat que recolhe a doutrina adaptada à linguagem dos jovens, com prólogo de Bento XVI. E, por último, o essencial Guia da JMJ no qual se encontram todas as informações imprescindíveis para viver e aproveitar a Jornada Mundial.
É uma verdadeira festa da juventude; jovens felizes pelo simples fato de estar em Madri, e cheios de alegria na espera de Bento XVI, que chega na quinta-feira, e que continua a exortá-los, a permanecerem “Enraizados e edificados em Cristo, Firmes na fé”. Um convite para que sejam fortes e não se deixem levar por um vento qualquer, como folhas soltas, plantas sem raiz.
  

sábado, 13 de agosto de 2011

OS MARES AGITADOS DA ALMA!


 No  evangelho de  Mt 8,28-34 ,  fala da tempestade acalmada .
Jesus dormia no barco  encoberto pelas ondas , e isso causou medo e sensação de solidão nos discípulos .

Deus não nos abandona , Ele está conosco em todas as situações , mesmo as mais impossiveis de serem administradas !
É preciso ter confiança e não desanimar , mesmo que os ventos sejam contrários .
O sofrimento não é a prova de que Deus está ausente , mas é sempre um convite a buscá-lo com mais intensidade  pela nossa fé.
Jesus silencia os mares agitados da alma ,  apesar dos problemas que enfrentamos  , vamos confiar Nele .
As escolhas erradas que fazemos podem semear tempestades em nossas vidas , não é Deus que promove o mal e o sofrimento , eles são a consequência dos nossos pecados ou dos pecados alheios .
vamos rezar :
Senhor , salva-me estou padecendo !
A dor consome o meu peito , preciso de ti !
Sei que caminhas comigo , apesar dos meus sofrimentos .
Muitas vezes me sinto abandonado por ti , mas sei que estás comigo , salva-me , Senhor !
A sua voz faz silenciar os ventos e acalma a tempestade , liberta-me de tudo que agita o meu interior !
Salva-me de tudo que tumultua as áreas da minha vida , traz a calmaria , Senhor !
Eu creio , mas aumenta a minha fé !
amém !

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

CONGRESSO ESTADUAL DA RCC EM SÃO LUÍZ- MA

De 04 a 07 de agosto de 2011,ocorreu na cidade de São Luíz-MA o 7° Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica. Com o tema:"Por causa de Tua palavra lançaremos as redes".
O congresso teve a presença do Presidente nacional da RCC: Marcos Volcan,e outros pregadores como: Lázaro Praxedes cood. nacional do ministério de pregação, Madre Rejane Rodrigues, cood. nacional do ministerio para religiosas e consagradas, entre outros. E as Irmãs Pequeninas do Sacratíssimo Coração de Jesus marcaram presença nesse evento.







quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Alguns dos Vídeos postados no Youtube nesta data de 10 de agosto de 2011

Vamos divulgar mais um pouco sobre a missão de Irmã Rejane, ela que tem visitado praticamente todo o país e até o exterior ministrando palestras, fazendo orações e até mesmo animando reuniões, retiros e encontros religiosos. 

Irmã Rejane não consegue ficar quieta. Ela está sempre na ativa.

Uma das coisas que ela mais soube na vida foi ficar no anonimato, mesmo possuindo dons extraordinários, que sempre mencionei a ela e as demais pessoas que a conhecem.

Ao mencioná-los, ela sempre ficava caladinha.Ela tem consciência que é somente pela graça do pai misericordioso que ocorre tanta unção nas pregações, nas orações e na animação.

Fico impressionada, pois Irmã Rejane, consegue animar um Retiro, o tempo todo, pulando, cantando, dançando, sem atrapalhar sua respiração e sem suar. Me empolgo ao observar o dinamismo da mesma.

Com certeza, é Deus agindo nela.

Neste mês, das vocações, como amiga que sou, quis falar um pouquinho sobre a irmã, pois ao verificar a ousadia dela em fundar um Instituto Religioso, sem nenhum recurso financeiro, somente acreditando na misericórdia de Deus e vendo que ela consegue atrair multidões por onde passa, quis divulgar vídeos dela na internet, visto que não havia praticamente nada a respeito da mesma.

Não temos dúvidas, que Deus quer a sua obra conhecida, em todos os meios de comunicação. Assim, com aparelhos que não são os melhores para filmagens, mas mesmo assim, com uma vontade imensa de propagar o trabalho de Irmã Rejane e do Instituto das Irmãs Pequeninas, vamos divulgar aos poucos os vídeos que temos.

Sabemos que o Instituto das Irmâs Pequeninas, é preciosíssimo para Irmã Rejane, pois está sendo gerado pela fé, ousadia e desejo de evangelizar, alegrando assim, o coração de Jesus Cristo, com o surgimento, inclusive, de vocações religiosas.

Então, homenageando Irmã Rejane, neste mês de agosto, sendo estensiva às Irmãs Pequeninas, vamos divulgar mais alguns vídeos. Veja, aprecie e tire uma mensagem para a sua vida.


Augusta Moreira dos Santos
Grupo de Oração São Francisco de Assis
Vazante-MG










terça-feira, 9 de agosto de 2011

JUBILEU DA DIOCESE DE VIANA


DIA 31 DE AGOSTO DE 2011 REALIZOU-SE NA CIDADE DE SANTA INEZ A MISSA DE ABERTURA DO JUBILEU DA DIOCESE DE VIANA.

HISTORIA DA DIOCESE DE VIANA


Na década de 40, Dom Carlos Campelo de Vasconcellos Motta, arcebispo do Maranhão, visitou a paróquia de Viana. Surgiu a ideia da criação da Diocese de Viana. O Pároco, Pe Manoel Nunes Arouche iniciou a construção do Bispado.
Dom Carlos Campelo foi para São Paulo e somente em 1962, o ilustre Arcebispo de São Luís, Dom José de Medeiros Delgado retornou o assunto. Sendo Pároco de Viana, Pe. Eider Furtado da Silva, foi criada a diocese de Viana pelo Santo Padre o Papa João XXIII.
A nova diocese era composta pelas paróquias de São Bento de Bacurituba, São Vicente Ferrer, São Sebastião de Matinha, Nossa Senhora da Conceição de Viana, São José de Penalva, São Francisco Xavier, de Monção; São Pedro Apóstolo de Pindaré Mirim.
Os padres eram: Pe. Francisco Chagas Vasconcellos, Pe. Heitor Piedade Júnior, Pe. Wilson Nunes Cordeiro e Pe. Eider Furtado da Silva.
O primeiro Bispo Sagrado em 1963 foi Dom Hamleto Di Angelis, que morreu em 1967.
Mons. Mário Cuomo foi então nomeado administrador da diocese até a designação do novo bispo.
Em 1969 foi eleito o segundo bispo da diocese Dom Francisco Hélio Campos, que morreu em 1975.
Dom Adalberto Paulo da Silva, terceiro bispo, toma posse em 1975 foi transferido para Fortaleza - CE.
Dom Ricardo Paglia, Bispo de Pinheiro, nomeado como administrador da Diocese vem continuar o pastoreio desta Igreja Particular.
Dom Xavier, então bispo auxiliar de São Luís, tomou posse no dia 20 de março de 1998.
Atualmente a Diocese de Viana é composta das seguintes paróquias: Bacurituba, Cajaipó, São Vicente, São João Batista, Olinda Nova do Maranhão, Matinha, Penalva , Pedro do Rosário, Viana Catedral e Viana Nazaré, Cajari, Vitória do Mearim, Conceição do Lago Açu, Igarapé do Meio, Bela Vista, Monção, Pindaré Mirim, Santa Inês, São Cristovão, Santo Antônio, Tufilândia, Santa Luzia, Alto Alegre do Pindaré, Buriticupu e Bom Jesus das Selvas.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Um alerta - CHINA - Preparando o século XXI‏

Há 200 anos Napoleão Bonnaparte fez uma profecia, que está começando a
realiza-se atualmente, ao dizer:

"Deixem a China dormir porque, quando ela acordar, o mundo vai
estremecer".



China do Futuro e o Futuro é Hoje...
A verdade é que agora, tudo o que compramos é Made in China.
.......Eis um aviso para o futuro!
Mas quem liga para esse aviso?
Atualmente ....Ninguém !
Agora é só ....aproveitar E APROVEITAR ...!
E depois como será para os nossos filhos ?

JÁ PENSOU COMO FICARÁ A CHINA DO FUTURO?

Por Luciano Pires - Luciano Pires é diretor de marketing da Dana e
profissional de comunicação .
Alguns conhecidos voltaram da China impressionados.
Um determinado produto que o Brasil fabrica em um milhão de unidades, uma
só fábrica chinesa produz quarenta milhões...
A qualidade já é equivalente. E a velocidade de reação é impressionante.
Os chineses colocam qualquer produto no mercado em questão de semanas...
Com preços que são uma fração dos praticados aqui.

Uma das fábricas está de mudança para o interior, pois os salários da
região onde está instalada estão altos demais: 100 dólares.
Um operário brasileiro equivalente ganha 300 dólares no mínimo que
acrescidos de impostos e benefícios representam quase 600 dólares.
Quando comparados com os 100 dólares dos chineses, que recebem
praticamente zero benefícios.... estamos perante uma escravatura amarela e
alimentando-a...

Horas extraordinárias? Na China...? Esqueça !!!
O pessoal por lá é tão agradecido por ter um emprego que trabalha horas
extras sabendo que não vão receber nada por isso...

Atrás dessa "postura" está a grande armadilha chinesa.
Não se trata de uma estratégia comercial, mas sim de uma estratégia " de
poder" para ganhar o mercado ocidental .

Os chineses estão tirando proveito da atitude dos 'marqueteiros'
ocidentais, que preferem terceirizar a produção ficando apenas com o que
ela "agrega de valor": a marca.

Dificilmente você adquire atualmente nas grandes redes comerciais dos
Estados Unidos da América um produto "made in USA".
É tudo "made in China", com rótulo estadunidense.

As Empresas ganham rios de dinheiro comprando dos chineses por centavos e
vendendo por centenas de dólares...
Apenas lhes interessa o lucro imediato e a qualquer preço.
Mesmo ao custo do fechamento das suas fábricas e do brutal desemprego. É o
que pode-se chamar de "estratégia preçonhenta".

Enquanto os ocidentais terceirizam as táticas e ganham no curto prazo, a
China assimila essas táticas, cria unidades produtivas de alta
performance, para dominar no longo prazo.

Enquanto as grandes potências mercadológicas que ficam com as marcas, com
os designes...suas grifes, os chineses estão ficando com a produção,
assistindo estimulando e contribuindo para o desmantelamento dos já poucos
parques industriais ocidentais.

Em breve, por exemplo, já não haverá mais fábricas de tênis ou de calçados
pelo mundo ocidental. Só haverá na China.

Então, num futuro próximo veremos os produtos chineses aumentando os seus
preços, produzindo um "choque da manufatura", como aconteceu com o choque
petrolífero nos anos setenta. Aí já será tarde demais.
Então o mundo perceberá que reerguer as suas fábricas terá um custo
proibitivo e irá render-se ao poderio chinês.

Perceberá que alimentou um enorme dragão e acabou refém do mesmo.
Dragão este que aumentará gradativamente seus preços, já que será ele
quem ditará as novas leis de mercado, pois será quem manda, terá o
monopólio da produção .

Sendo ela e apenas ela quem possuirá as fábricas, inventários e empregos é
quem vai regular os mercados e não os "preçonhentos".

Iremos, nós e os nossos filhos,netos... assistir a uma inversão das regras
do jogo atual que terão nas economias ocidentais o impacto de uma bomba
atômica... chinesa.

Nessa altura em que o mundo ocidental acordar será muito tarde.

Nesse dia, os executivos "preçonhentos" olharão tristemente para os
esqueletos das suas antigas fábricas, para os técnicos aposentados jogando
boliche no clube da esquina, e chorarão sobre as sucatas dos seus parques
fabris desmontados.

E então lembrarão, com muitas saudades, do tempo em que ganharam dinheiro
comprando "balatinho dos esclavos" chineses, vendendo caro suas "marcas-
grifes "aos seus conterrâneos.

E então, entristecidos, abrirão suas "marmitas" e almoçarão as suas marcas
que já deixaram de ser moda e, por isso, deixaram de ser poderosas pois
foram todas copiadas....

REFLITAM E COMECEM A COMPRAR - JÁ - OS PRODUTOS DE FABRICAÇÃO NACIONAL,
FOMENTANDO O EMPREGO EM SEU PAÍS , PELA SOBREVIVÊNCIA DO SEU AMIGO, DO SEU
VIZINHO E ATÉ MESMO DA SUA PRÓPRIA... E DE SEUS DESCENDENTES.