sexta-feira, 20 de janeiro de 2012
Reliquias do Beato João Paulo II
Colômbia: relíquias de Beato João Paulo II ficarão expostas para veneração
20-01-2012
Esta semana uma notícia causou grande alegria aos fiéis de Cali, na Colômbia. A partir do próximo fim de semana a cidade exporá para veneração da população local e de peregrinos relíquias do Beato João Paulo II.
A presença destas relíquias, junto com outra que permanecerá na Universidade de la Sabana em Chía - segundo informação difundida no blog do embaixador da Colômbia ante a Santa Sé, César Maurício Velásquez - foi uma solicitação que fez a Igreja de Cali ao Vaticano por meio do diplomata colombiano.
As relíquias são pequenas amostras de sangue do Beato, que foram coletadas em vida dias antes do falecimento do Papa e colocadas em pequenos panos que agora são protegidos por tecas (caixinhas onde se guardam as relíquias).
Sobre o que significa para os fiéis católicos de Cali ter de maneira permanente uma relíquia de João Paulo II na cidade, em entrevista com o Periódico El País de Cali falou o arcebispo local, Dom Dario de Jesús Monsalve. "É uma mensagem. Cali necessita todo este caminho e valorizar a vida, de protegê-la, de retirar de nosso coração toda a tendência homicida e assassina; e João Paulo II é um exemplo de como uma pessoa de nosso tempo dedica a vida aos demais".
As relíquias, que chegaram à Cali na última terça-feira, serão levadas à igreja de São Fernando Rey, onde permanecerão para veneração dos fiéis até que sejam levadas definitivamente à Paróquia João Paulo II, que ainda está sendo construída.
Peregrinação das relíquias de João Paulo II pela Colômbia
A chegada destas relíquias às cidades colombianas coincide com a peregrinação de um outro relicário com uma amostra de sangue do Beato João Paulo que chegará à Colômbia a partir de Roma trazida pelo postulador da canonização do pontífice, Dom Slawomir Oder.
A peregrinação da relíquia começará amanhã às 9h na Catedral Primaz da Colômbia, em Bogotá, onde às 1h terá lugar uma solene celebração eucarística. No período vespertino, a relíquia ficará exposta para veneração dos fiéis.
O relicário passará a noite de sexta-fera, 20, no canal de televisão "Cristovisión", e continuará sua peregrinação no sábado 21 de janeiro na paróquia María Reina, no Bairro Santa Fé, em Bogotá. No dia 22 de janeiro, o material sagrado estará na cidade de Cartago, no departamento colombiano do Valle del Cauca.
Esta peregrinação se faz no marco de um encontro com vítimas da violência no país e será realizada como uma gesto de reparação espiritual ás vítimas.
A peregrinação das relíquias está sendo organizada por um grupo de leigos liderados por Diana Sofia Giraldo, com o apoio da Conferência Episcopal da Colômbia, da Catedral Primaz da Colômbia, da Fundação Vítimas Visíveis e da Universidade Sérgio Arboleda.
Apresentação de Livro sobre João Paulo II
Em meio a este acontecimento, Dom Oder também apresentará seu livro "Por que é Santo", biografia espiritual do Beato Papa. O livro será exibido em um evento que terá lugar amanha às 16h da tarde no Club El Nogal, em Bogotá.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
por
GaudiumPress
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário